" UM CULTO RACIONAL AO SENHOR OCORRE QUANDO A FÉ GENUÍNA E SALVÍFICA TEM VERDADEIRAMENTE BROTADO E NASCIDO EM NOSSO SER ESPIRITUAL QUE PASSA A TER O DOMÍNIO PRÓPRIO RESTAURADO E CONSOLIDADO NO HOMEM QUE ANTES, ERA NATURAL E CARNAL." - Sexta Feira

08/06/2018 09:43
A ADORAÇÃO RACIONAL  AO SENHOR  
 
 
" Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus , que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus , que é o vosso culto racional. "  Romanos 12:1 
 
 
Ao contrário do que possamos arbitrariamente pensar, em relação ao culto que devemos prestar a Deus.
 
Baseado neste versículo em questão.
 
Creio não ser da forma como muitos dizem compreender e assim sendo ensinar que a adoração a Deus deve ser intelectualizada.
 
Creio que quando se diz do culto racional a Deus, o significado real é o de se submeter totalmente a Deus, todos os departamentos concernentes a nossa vida.
 
Entregando-se por completo a Deus, nosso corpo, alma e espírito.
 
Mesmo que tal entrega nos aparente loucura, ou exagero relativo a está sociedade na qual convivemos.
 
Onde o mundanismo em sua liberalidade confundiu-a de tal forma da qual já não mais discerne entre o certo e o errado.
 
Ser racional diante de Deus, não é jamais sermos dirigidos pelo nosso intelecto, pelos nossos pensamentos que são baixos e nos conduz por um caminho muito abaixo dos padrões estabelecidos por Deus para que possamos em Sua Santa Presença cultuá-LO.
 
Culto racional a Deus, é o culto dirigido totalmente por Ele e direcionado totalmente e exclusivamente a Ele, onde por meio da fé, somos conscientes de que o nosso sacrifício deve ser voluntario e espontâneo, tal qual foi o de Cristo por nós, pois Ele deu a sua vida por nós, ninguém, de fato a tirou d'Ele.
 
Da mesma forma, hoje, devemos nós fazer, ou seja, conscientes de seu ato, e por ter fé neste ato e em Quem o praticou, então, não é preciso que ninguém nos leve ao altar para sermos sacrificados, nós, decidimos por gratidão e amor ir ao altar, onde vivos e racionalmente nos entregamos totalmente a Ele, não para sermos mortos por Ele, apesar que de um aspecto, o seremos, mas, na realidade é para que a partir daquele altar, nós verdadeiramente passamos da morte a que etávamos condenados eternamente, para a vida eterna com Ele, n'Ele e para Ele.
 
Quem deve se agradar no e do culto é Deus e não nós.
 
Cultuar a Deus racionalmente é obedecê-LO constantemente.
 
Referência Bíblica para leitura: Romanos 12: 1--3.
 
Na graça e paz abundantes de Cristo Jesus a todos...
 
Pr. Élio Loiola
____________________________________