" INVERSÃO DE VALORES "

18/05/2017 10:09
" Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo! "     Isaías: 5. 20
 
Começo esta crônica, este comentário bíblico contemporâneo, com uma pergunta, para que argumentemos em nosso espírito.
 
Será que temos visto tais inversões de valores na geração que vivemos?
 
Acredito que, se olharmos para o contexto atual da humanidade, olhando para a condição deplorável da humanidade e seus valores,não será difícil responder.
 
É claro que se fielmente fizermos esta analise, sem sermos hipócritas, querendo como um provérbio popular chulo, " tapar o sol com uma peneira. "
 
Podemos ver esta inversão de valores ao sabermos que bilhões são gastos para explorar o universo, conhecer e descobrir novos planetas, se há vida ou não nestes planetas, enquanto que governos retém recursos para salvaguardar a vida daqueles que não precisam por ninguém serem descobertos, pois estão aqui, in loco, passando necessidades primárias, fugindo de sua terra natal, por guerras civis incessantes, e são ignorados por nações, expulsos por outras e impedidos por muitas outras de entrarem em suas terras sagradas.
 
Só neste contexto já bastaria para comprovar que este versículo, infelizmente está em vigor na nossa atualidade.
 
Mas como não citar a questão da saúde, onde estádios de futebol se tornaram mais importantes do hospitais e remédios para cuidar e tratar dos enfermos.
 
Os gastos em uma cidade olímpica , que é temporária, mais importante do que investir em uma cidade permanente.
 
Não vou nem entrar na questão das escolhas políticas que temos feito,onde os piores, se tornaram os melhores, por cada um se interessas pelo seu interesse pessoal, não olhando para o coletivo, para o bem comum da nação.
 
Pois como está escrito:
 
Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme. Provérbios 29:2
 
No bem dos justos exulta a cidade; e perecendo os ímpios, há júbilo. Provérbios 11:10
 
Quando os ímpios se multiplicam, multiplicam-se as transgressões, mas os justos verão a sua queda.Provérbios 29:16
 
E isto num âmbito físico, no plano terreno, pois no que se diz ao espiritual, não é diferente.
 
Pois hoje, se não formos diligentes, nos perdemos da fé, nos desviamos da verdade, devido à tantas distorções e inversões de valores ensinadas por uma geração que não se importa se estão ou não agradando a Deus, desde que estejam realizando as suas vontades, os seus desejos, os seus sonhos.
 
Onde coisas se tornaram mais importantes do que pessoas, e nisto inclui-se a Pessoa de Deus também.
 
Vemos que os templos de alvenaria, se tornaram mais importantes para os cristãos atuais, do que os templos vivos do Senhor, as pessoas, nas quais realmente e exclusivamente Deus habita.
 
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16
 
Pois enquanto famílias são destruídas moralmente e até mesmo fisicamente por necessidades primárias, devido ao desemprego e qualquer outras questões extraordinárias, os templos são construídos e reformados, cada vez mais suntuosos e imponentes.
 
Onde ao olharmos para Cristo, constatamos o que de fato era importante para Ele. 
 
E, saindo ele do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras, e que edifícios!
E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada. Marcos 13:1,2
 
Pois hoje, Deus ainda procura aqueles que o adorem, não somente em templos e montes e qualquer outro lugar de um plano físico e terreno, mas, principalmente os que aprenderam a ador-á-lo no espírito, andando e vivendo no Espírito, adorando-O em espírito e em verdade.  Ou seja, estes compreenderam que não importa onde vão adorar ao Senhor, mas sim, de como estão adorando-O.
 
Podendo adorar ao Senhor, onde  e por onde estiverem  alocados, passando e vivendo.
 
Podendo adorar a Deus em suas casas, escolas, hospitais, presídios, fábricas, empresas, escritórios, enfim, no mundo, pois a sua adoração transcende lugares físicos e geográficos, pois sua adoração é no seu espírito, alinhado e vinculado ao Espírito Santo, pois tornaram-se um só no Senhor.
 
Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.1 Coríntios 6:17
 
E isto se dá, pelo que Jesus fez e ensinou a fazermos.
 
Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.
João 4:21
 
No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.
Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".  João 4:23,24
 
Se vivem no Espírito, devem andar no Espírito, e isto continuamente, constantemente.
 
" Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. "  Gálatas 5:25
 
Sem contar a ostentação em luxuria de muitos  " lideres religiosos " que tem em seus liderados uma forma prática e fácil de enriquecimento instantâneo.
 
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
1 Pedro 5:2
 
Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.  1 Timóteo 6:5
 
Os montes se tornaram mais sagrados que um viver santo daqueles que se dizem ser santos de Deus.
Pois os rituais praticados, para que outros vejam, se tornaram mais importantes do que o lugar secreto para com Deus, fato este ensinado pelo próprio Deus encarnado.
 
E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
Mateus 6:5,6
 
Será que há alguma dificuldade em se entender o que Jesus está a ensinar aos seus discípulos?
 
Tais atitudes,  apesar de aparentar uma devoção sincera, na realidade esconde a vaidade que há em todo o homem, em querer ser reconhecido pelos homens em sua forma de servir a Deus.
 
Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Não toques, não proves, não manuseies?
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.   Colossenses 2:20-23
 
Haveria muito mais para se argumentar, porém, creio que estes exemplos já são suficientes para que possamos pensar a respeito, e tomar uma posição em relação ao que vamos ou não praticar como cristãos.
 
Deixo aqui minha decisão pessoal, repetindo as palavras de Josué, um servo leal do Senhor!
 
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24:15
 
Só Deus tem poder para mudar a sorte do mundo, de uma nação, de um povo, de uma vida, ninguém mais.
 
Que cada um de nós, ouça o que O Espírito diz à Sua Igreja. 
 
A verdadeira com certeza O ouvirá. Pois Ele habita e governa os seus corações.
 
 
Na graça e paz abundantes de Jesus Cristo!
 
 
Pr. Élio Loiola
 
 
Comunidade Só em Cristo Há Vida

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!