" DEUS É ESPÍRITO, E TUDO ESTÁ SOB O SEU CONTROLE, TANTO O VISÍVEL COMO O INVISÍVEL, MESMO QUE NÃO VEJAMOS ASSIM, MESMO QUE ALGUNS DUVIDEM DESTE SÓLIDO FATO. "

03/10/2016 08:35
A ESTABILIDADE ESTÁ NO ÂMBITO DO ESPÍRITO                           
 
" E haverá estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; e o temor do SENHOR será o seu tesouro.  "    Isaías 33.6 
_________________________________________________________________
Nestes tempos de crise, por qual o mundo passa, creio que a pior, está na crise espiritual, pois tudo que se inicia neste mundo físico, está relacionado em como anda o espiritual.
 
Pois sabemos que tudo o que existe foi criado por Deus que É Espírito. 
Tudo o que contemplamos no plano físico é consequência do espiritual.
 
Sendo assim, creio que este simples e breve estudo pode auxiliar a todos nós, a partir do momento em que individualmente nos conscientizamos desta realidade, e porque não a partir da família, onde a partir dela é que se inicia, se estrutura e se estabelece uma sociedade. 
 
Pois a sociedade é de fato formada pelos indivíduos gerados no seio de uma família.
 
Que O Senhor possa com liberdade nos despertar para este propósito,  em nome de Jesus Cristo.
 
No contexto deste versículo, vemos que os inimigos do povo de Deus, os Assírios, apesar de fazer tratados, alianças com estes, mesmo assim quebravam estas alianças, mas exigiam que os hebreus cumprissem o tratado independente deles cumprirem ou não a estes tratados.
 
E isto é fato também em nossa geração, todos nós incorremos neste risco, muitas vezes exigimos das pessoas o que nós mesmos não praticamos.
 
Jesus também comentou este fato ao exortar os fariseus da sua época. Ou seja, nos deixou um exemplo, um legado a seguir.
 
Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los; Mateus 23.1 - 4
 
E no contexto da Igreja não é diferente, exigimos de Deus o cumprimento de suas promessas em nossas vidas, porém não atentamos para as condições pré estabelecidas por Ele a nós.
 
Ou seja, exigimos d'Ele a sua fidelidade em troca de nossa infidelidade, deslealdade e descomprometimento para com a sua Palavra, negligenciando o fato concreto de que Deus é fiel para com a Sua palavra, pois Ele não pode negar-se a si mesmo. mas isto não significa jamais que Ele está a aprovar a nossa infidelidade.
 
Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. 2 Timóteo 2.13
 
Ele e a Sua palavra se fundem, se confundem, Ele é a Palavra, a Palavra é Ele. Olhamos para a Sua Palavra e reconhecemos a Sua face, olhamos para a Sua Face reconhecemos a Sua Palavra.
 
Buscar a Face do Senhor é buscar a Sua palavra, com a intenção de praticá-la, quando praticamos á sua palavra em nossa vida cotidiana, estamos também cotidianamente ante a face do Senhor, independente do local geográfico, pois não se trata deste princípio, mas sim da condição de estado espiritual, e não físico.
 
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7.14
 
O QUE era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida 1 João 1.1
 
Deus procura aqueles que O adorem em espírito e em verdade, isto transcende a questão do lugar onde O adoramos, mas diz respeito, de fato, de como O adoramos e o porque desta adoração.
 
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4.23
 
O povo então, colocou sua esperança no Senhor, e Deus os socorreu, isto está relatado em outras passagens bíblicas. 
 
E Deus lhes prometera estabilidade nestes tempos, abundante salvação, sabedoria e conhecimento, onde aprender a temer ao Senhor seria o tesouro maior, o mais desejado por eles.
 
A Palavra do Senhor diz que o princípio da sabedoria é o temor ao Senhor.
 
Esta passagem bíblica faz também, alusão ao Senhor Jesus Cristo, onde todas as promessa de Deus se cumprem totalmente n'Ele, por Ele e com Ele. E isto para todas as gerações, até que tudo um dia venha se consumar conforme determinado por Deus.
 
E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; Efésios 3.9
 
Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; Colossenses 1.27
 
N'Ele temos a estabilidade de eterna salvação, propagando esta salvação a todos quantos a receberem, usando ao seus salvos para isto, dando-lhe vasto conhecimento de causa, e tremenda sabedoria divina, vinda do alto, para serem guiados enquanto aqui embaixo ainda peregrinam sob a sua vontade.
 
O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; Colossenses 1.26
 
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
 
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:15,16
 
Andando em temor real a Deus, tendo esta sabedoria como mais valorosa do que todo o ouro e toda a prata que poderiam neste mundo acumular.
 
Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. 2 Coríntios 4.7
 
Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Colossenses 2.3
 
 
Pois ao buscarem ao Senhor com  temor, este tesouro espiritual no Senhor acumulam tesouros no céu, alcançando assim, cada vez mais, maior graça, maior conhecimento, podendo assim, cooperar com Deus para o aperfeiçoamento daqueles que para Deus se direcionam, edificando assim a Igreja de Seu Senhor, sendo também aperfeiçoado por Ele a cada dia. Para que dele seja também participante.
 
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Efésios 4.12
 
Cristo veio trazer possibilidades para que pudéssemos andar nos caminhos altos do Senhor, guiados pelos pensamentos do Senhor, e não mais pelos nossos, pois hoje em Cristo temos a mente do Senhor para nos guiar, possibilidade esta originada no Espírito Santo, que por amor a nós, foi a nós enviado.
 
 Ele nos ensina em todo o tempo, qual o verdadeiro tesouro devemos conquistar enquanto por aqui ainda estamos, ainda sobrevivemos, pois passaremos da sobrevida daqui, para a vida abundante prometida por Deus a humanidade, somente em Cristo, pois Ele é O Único capaz de nos proporcionar esta vida abundante, esta vida eterna.
 
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14.26
 
Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 1 João 5.12
 
Pois n'Ele está o Sim e também o Amém de Deus a todas quantas promessas por Ele feito a nós. 
 
Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós. 2 Coríntios 1.20
Sendo assim, quem tem ouvidos ouça, quem tem entendimento entenda!
 
E agarre-se a esta certeza  lançada a nós, a Palavra de Deus , e  tão somente por  amor a nós, do Deus que é Amor e também justiça !
 
Graça e paz abundantes, hoje e sempre em Cristo Jesus.
 
Pr. Élio Loiola