" DE TODOS OS PERIGOS E MALES DOS QUAIS PRECISAMOS SER LIBERTOS, E PELO QUAL O SENHOR JESUS VEIO PARA NOS LIVRAR, CERTAMENTE O PIOR DE TODOS, SOMOS NÓS MESMOS COM NOSSOS PENSAMENTOS ERRONEOS E DISTORCIDOS EM RELAÇÃO AO CERTO E O ERRADO. " - Parte 1

27/07/2015 07:48
              UM ÍDOLO CHAMADO EU - Parte 1  
Por R. W. Glenn
O título do Estudo de hoje diz tudo e se chama: “Um Ídolo Chamado Eu”. Então o argumento que farei é bem simples: Todos neste lugar, cada um de nós, adora ídolos, e o principal deles é você mesmo. E a única solução para o problema do eu é Jesus Cristo. Esse é o resumo da mensagem. Todos são adoradores de ídolos, cujo principal é você mesmo, e só Jesus pode resgatá-lo de si mesmo.
Para isso fazer sentido, quero lembrá-lo de algo que temos falado enquanto trabalhamos o livro de Oseias, que temos visto desde setembro, e é o seguinte: Idolatria não é algo fora de você, idolatria é algo dentro de você. Idolatria não é algo externo, mas interno. Está em seu coração. E isso porque um ídolo, por definição, é qualquer coisa em que você centraliza a sua vida que não seja o Deus cristão. Qualquer coisa em que você centraliza a sua vida que não seja o Deus cristão. 
Então um ídolo pode ser o que lhe dá um senso de identidade. Eu sou uma esposa, eu sou uma mãe, eu sou um pai, eu sou um estudioso, eu sou um teólogo, eu sou amado pelas pessoas. De onde quer que você esteja tirando sua identidade à parte do Deus cristão pode ser um ídolo. Pode ser o que quer que lhe dê uma sensação de relaxamento e descanso, onde você sente como: “Tudo está bem por causa de...” Isso pode ser seu ídolo. Seu deus funcional é o que quer que faça sua vida valer a pena. O que quer que você pense que faz a sua vida considerável para você ou para outras pessoas. 
Um ídolo pode ser simplesmente o que você deseja ou almeja acima de tudo, então para você pode ser conforto, ou aprovação, ou ser compreendido. Lazer, dinheiro, poder, sexo, todo tipo de coisa. Um ídolo é qualquer coisa em que você coloque sua esperança ou confiança que não seja o verdadeiro Deus amoroso, onde você procure por confiança. Um ídolo é, basicamente, o que é mais sagrado para você, o que quer que ocupe a posição mais sagrada na sua vida. Sua família, sua carreira. Pode ser qualquer coisa.
Então a idolatria não é algo fora de você, mas é algo dentro de seu coração. E a razão pela qual devo lembrá-los disso, é porque quando você lê a Bíblia, mesmo o livro de Oseias, você será tentado a pensar que isso não se aplica a você. 
Pois, no fim das contas, nenhum de vocês aqui adora um falso deus físico. Pelo menos eu acho que não. Eu duvido que qualquer um aqui já cortou uma árvore em seu jardim, construiu um deus e sacrifica a esse deus, ou como os israelitas, a um deus de fertilidade. E por causa disso, quando você vê toda essa idolatria no Antigo Testamento, acho que a tendência é você zombar disso. “Dá pra acreditar nisso? Eles adoram um poste totem! Isso é ridículo”. Ou, se você é um pouco mais sensível, você ignora ou deixa passar.
Então apenas lembre-se que a idolatria é algo dentro de você, trata-se de sua vida interior, e é por isso que o Novo Testamento fala da idolatria quase que exclusivamente em termos de desejo. Querer, ansiar, almejar algo que Deus proíbe, ou querer, ansiar, almejar algo que não é mau em si mesmo, mas que está começando a ocupar o palco central em sua vida no lugar de Deus. 
Idolatria é qualquer coisa que você deseje pegando fogo. É o desejo inflamado. Não algo fora de você, mas no seu coração. Tudo isso é para dizer que todos aqui, em algum nível, adoram ídolos. E o que estou dizendo nesta manhã é que o ídolo que você escolhe é você 
mesmo. 
Esse é o ídolo que você escolhe. O Zeus do panteão do seu coração é você mesmo. É tudo sobre você! O deus da sua vida é o ídolo do eu.Abram as suas bíblias em Oseias 10 e 11, e mostrarei de onde eu tirei isso. Leremos do capítulo 10, versículo 13, até o capítulo 11, 
versículo 11. Oseias 10.13, página 757 se está usando uma de nossas bíblias. O Senhor está falando com seu povo, e ele diz: “Arastes a malícia, colhestes a perversidade; comestes o fruto da mentira, porque confiastes nos vossos carros e na multidão dos vossos valentes. 
Portanto, entre o teu povo se levantará tumulto de guerra, e todas as tuas fortalezas serão destruídas, como Salmã destruiu a Bete-Arbel no dia da guerra; as mães ali foram despedaçadas com seus filhos. Assim vos fará Betel, por causa da vossa grande malícia; como passa a alva, assim será o rei de Israel totalmente destruído. Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho. Quanto mais eu os chamava, tanto mais se iam da minha presença; sacrificavam a baalins e queimavam incenso às imagens de escultura. 
Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomei-os nos meus braços, mas não atinaram que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer. Não voltarão para a terra do Egito, mas o assírio será seu rei, porque recusam converter-se. A espada cairá sobre as suas cidades, e consumirá os seus ferrolhos, e as devorará, por causa dos seus caprichos. Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; se é concitado a dirigir-se acima, ninguém o faz. 
Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como a Admá? Como fazer-te um Zeboim? Meu coração está comovido dentro de mim, as minhas compaixões, à uma, se acendem. Não executarei o furor da minha ira; não tornarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; não voltarei em ira. 
Andarão após o SENHOR; este bramará como leão, e, bramando, os filhos, tremendo, virão do Ocidente; tremendo, virão, como passarinhos, os do Egito, e, como pombas, os da terra da Assíria, e os farei habitar em suas próprias casas, diz o SENHOR”. Eis a Palavra de Deus.
Ao longo do livro de Oseias, o Senhor acusa os israelitas. É uma grande acusação contra os israelitas por seu pecado, a saber, seu pecado de idolatria, que o Senhor chama no livro de “adultério”. E a razão pela qual a idolatria é considerada adultério, é porque Deus fez desse povo sua noiva. Mas ao invés de serem totalmente devotados a ele como seu marido, eles transferiram sua afeição, sua confiança para outros deuses. E nas passagens que acabamos de ler, Deus diz que eles fazem isso sempre desde quando ele os conheceu. Veja o capítulo 11, versículos 1 e 2: “Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho”; é como o início de Israel como nação; versículo 2: “Quanto mais eu os chamava, tanto mais se iam da minha presença; sacrificavam a baalins”, deuses cananeus de fertilidade, “e queimavam incenso às imagens de escultura”. Toda a história do relacionamento deles com Deus foi marcada pela infidelidade. 
Eles se desviam do Deus Vivo para servir a ídolos feitos por eles mesmos, e tal idolatria ou infidelidade tem várias facetas que vimos ao longo do livro de Oseias.É por isso que João Calvino disse: “A natureza humana é uma fábrica perpétua de ídolos”. Nós pensamos numa fábrica como uma linha de montagem, mas não era nisso que Calvino estava pensando. Uma fábrica no século 16 era um galpão. Então ele está dizendo: um galpão lotado, cheio de coisas o tempo todo. 
Entulhados em seu coração: um ídolo após o outro. Está transbordando de idolatria. Seu coração está cheio de ídolos que tomam quase infinitas formas diferentes. 
É uma fábrica, um galpão perpétuo de ídolos.Uma dessas facetas da idolatria, um desses ídolos é muito bem descrito em nossa passagem. É encontrado nos versículos 13 e 14 do capítulo 10. O Senhor diz: “Arastes a malícia, colhestes a perversidade; comestes o fruto da mentira, porque confiastes nos vossos carros e na multidão dos vossos valentes. Portanto, entre o teu povo se levantará tumulto de guerra, e todas as tuas fortalezas serão destruídas”. 
Deixe-me fazer uma pergunta. No versículo 14 o Senhor diz que o tumulto de guerra se levantará entre teu povo. 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!