' COMPREENDENDO MAIS O ANTIGO TESTAMENTO " Parte 3

30/12/2011 11:25

 

O Velho Testamento - Parte 3
 
O Êxodo
 
O povo de Israel viveu bem no Egito por muitos anos. Mas com o passar do tempo, José morreu, Faraó morreu e um novo rei passou a governar o Egito. Vendo que eles eram muito numerosos o novo rei (Faraó) temeu e começou a oprimir os filhos de Israel colocando-os como escravos sob dura servidão.
 
 
Moisés
 
Nesta época Faraó mandou matar todos as crianças que nascem homens dentre os israelitas. Mas uma delas escapou, sendo colocada por sua mãe em uma cesta no rio. Esta criança foi encontrada pelas servas da filha de Faraó que a adotou. Foi chamada Moisés (salvo das águas).
 
3 fase de 40 anos :
Viveu 40 anos entre os príncipes do Egito, conhecendo toda ciência e instrução.
Viveu 40 anos no deserto como pastor de ovelhas em Midiã.
Viveu 40 anos conduzindo o povo até a terra prometida.
 
O Chamado de Moisés (  Exodo 3 )
 
Quando era pastor em Midiã, Deus aparece a ele numa sarça ( arbusto ) que ardia como fogo e  se revela a ele:
 
Gn 3:5-6
"...Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó..."
 
Moisés é então enviado para tirar o povo do Egito e conduzi-lo até a terra da promessa.
 
O Nome de Deus
 
Gn 3:14
"Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós."
 
O Grande EU SOU à YHWH  ( em hebraico )
 
O nome aqui referenciado não é Jeová . Este termo só veio a ser usado por volta de 500 D.C.  como uma fusão de  YHWH e as vogais de Adonoai resultando Yheowah (Jeová). O que mais se aproxima do impronunciável YHWH é Javé.
 
Jesus refere-se varias vezes a si mesmo como sendo EU SOU: "Eu sou A luz do mundo" , "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida" . "Antes que abraão fosse EU SOU", e muitas outras passagens.
 
As pragas
 
Moisés fala ao povo que Deus iria libertá-los e depois vai a Faraó dizendo que permitisse a saída do povo para o deserto. Mas o coração de faraó estava endurecido e ele não deu ouvidos a Moisés.
 
Então Deus começa a enviar pragas sobre o Egito para que Faraó soubesse que Ele era o Senhor.
 
As 10 pragas:
Sangue
Rãs
Piolhos
Moscas
Peste
Úlceras
Saraivas
Gafanhotos
Trevas
Morte dos primogênitos
A Páscoa
 
Deus iria passar sobre a terra do Egito exterminando todos os primogênitos. Os filhos de Israel deveriam imolar um cordeiro, aspergir seu sangue sobre as portas de suas casas e comer sua carne assada com ervas amargas. O Sangue seria o sinal.
 
Ex 12:12-14
"Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os primogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos; eu sou o Senhor. Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito. : E este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; através das vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.
 
Isto se cumpre em Jesus. Seu sangue nos livra da morte e da ira de Deus. Ele é o cordeiro pascal.
 
Assim Faraó permitiu que o povo saísse rumo ao deserto. E eles saíram carregados de bens dados pelos egípicios.
 
O povo de Israel ficou durante 430 anos na terra do Egito. Desceram para lá cerca de 70 pessoas e saíram 600.000 fora mulheres e crianças. ( Gn 13:17-22 )
 
Se levarmos em conta que cada família tinha cerca de 6 pessoas, vemos que ao todo , cerca de 3.600.000 pessoas saíram do Egito em direção ao mar.
 
 
 
A Passagem pelo Mar Vermelho
 
Ex 14:15-31
v15-16
"Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a mão sobre o mar e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco."
 
v29
"29 Mas os filhos de Israel caminharam a pé enxuto pelo meio do mar; as águas foram-lhes qual muro à sua direita e à sua esquerda."
 
Moisés estende as mãos e o mar se abre. Cerca de 3.600.000 pessoas passam a seco através do mar até a outra margem. Quando faraó ( que os perseguia ) está atravessando, o mar se fecha sobre ele e todo os seu exército.
 
 
A Peregrinação no Deserto
 
Neste ponto, tem início a marcha do povo de Israel até a terra prometida. Inicia-se também uma etapa de tratamento e santificação do povo onde o Senhor começa a se aproximar e se revelar como o Deus de Israel.
 
O povo começa a murmurar , reclamando de água e comida. 
Deus faz sair água da rocha e diz : "Eu sou o Deis que te sara".
Deus envia o maná e as codornizes e diz: "Eu sou o Deus que te sustenta".
 
A chegada ao monte Sinai
 
Cerca de 3 meses de pois de sair do Egito eles chegam no monte Sinai. Onde Deus faz uma aliança com o povo de Israel
 
Ex 19:1-6
"No terceiro mês depois que os filhos de Israel haviam saído da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai. Tendo partido de Refidim, entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam; Israel, pois, ali acampou-se em frente do monte. Então subiu Moisés a Deus, e do monte o Senhor o chamou, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz: aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim. Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra; e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel."
 
Deus estabelece a Lei
 
Lei : Conjunto de regras, rituais, cerimônias e estatutos morais que regiam o relacionamento do povo com Deus e entre eles.
 
Moisés sobe ao cume do Sinai para receber as leis do Senhor.
 
Os dez mandamentos
 
A lei começa com os dez mandamentos ( Ex 20:1-21 )
 
Não terás outros deuses diante de mim
Não farás para ti imagem alguma de escultura para adorardes
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
Lembra-te do sábado para o santificar
Honra ao teu pai e a tua mãe
Não Matarás
Não adulterarás
Não Furtarás
Não darás falso testemunho
Não cobiçarás coisa alguma do teu próximo
 
Diversas Leis
 
O Senhor começa uma obra de santificação no povo, limpando-o de todos os costumes e conceitos que adquiriram no Egito. Ele começa a educar e instruir o povo, mostrando as coisas que lhe agradam e as que Ele abomina.
 
Deus dá leis acerca :
Dos escravos
Das propriedades ( roubo )
Dos feiticeiros, adivinhos e médiuns  (Dt 18:10-12)
Da misericórdia
Da  Higiene no acampamento
No parto ( Lv 12 )
Quando tiverem lepra  ( Lv 13 )
Higiene pessoal  ( Lv 15 ,  Dt 23:13 )
Das relações sexuais  ( Lv 18 )
 
 
 
As Três Festas Anuais
 
Páscoa : Início do ano. Também chamada festa dos pães ásimos ( sem fermento ). Celebrava a saída da terra do Egito ( representa a Salvação )
 
Pentecostes : Cinqüenta dias após a páscoa, festa das primícias. Representa o batismo no Espírito , onde recebemos poder e Podemos ficar meio confusos, não entender algumas coisas, mas precisamos disso. ( pode haver fermento )
 
Tabernáculos : Após a colheita. Deus conosco, a presença de Deus no meio do povo. Nesta festa eles saíam para habitar em tendas e cabanas relembrando o tempo em que Deus os conduzia e guiava pelo deserto.
 
Moisés permaneceu 40 dias e 40 noites em jejum no monte ouvindo as leis que Deus gravou em tábuas de pedra. Ao descer, o coração do povo já havia se corrompido, pois tinham feito um bezerro de ouro para adorarem. Deus se irou e decidiu exterminá-los, mas foram poupados da ira pela intercessão de Moisés. Mesmo assim muitos morreram.
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!