" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - TERÇA FEIRA

27/02/2018 10:44
Provérbios 27:10
 
Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade.  
 
Grandes homens têm grandes amigos! Aqui está a preciosa sabedoria! Mas pouquíssimos homens se qualificam como grandes amigos! É bastante prudente manter tais amigos, mesmo acima de um irmão de sangue. Um pequeno grupo de amigos comprometidos e virtuosos é muito melhor do que o relacionamento natural de família. O sangue pode ser mais grosso do que água, como se diz; mas não é mais grosso do que um caráter piedoso em Jesus Cristo! "Há amigo mais chegado do que um irmão." (Pv 28:4).
 
Quando chegam as dificuldades, e virá, você vai querer um verdadeiro amigo para estar contigo; um que ama em todo o tempo e considera os seus adversários como sendo os seus próprios (Pv 17:17). Você quer um amigo que pensa da mesma forma que você e que estará ao teu lado não importa o custo ou a dificuldade. Uma amizade cultivada que está baseada no caráter, convicção, verdade e sabedoria extrapolará e muito a ajuda esperada de um irmão natural que só está ligado a você pelo sangue e pelo nome.
 
Seu sucesso depende de grandes amigos, pois existem quatro benefícios (Ec 4:9-12). Quando Deus dá um amigo assim, é uma grande bênção. Salomão usou este provérbio para ajudar o seu filho a governar uma grande nação que se estendia desde o Eufrates até o Egito. Ele próprio tinha-se beneficiado com os amigos do seu pai, Hirão o Rei de Tiro (IISm 5:11; IRs 5:1-18), e Benaia, capitão da guarda real (IISm 20:23; 23:20-23; IRs 1:38; 2:25-46).
 
Considere a inspirada história, José encontrou maior bondade nos seus senhores estrangeiros do que nos seus próprios irmãos. Davi encontrou mais lealdade e serviço de vagabundos do que dos seus próprios irmãos invejosos, e ele encontrou maior lealdade e serviço de Jônatas. Jesus encontrou maior simpatia e lealdade dos Seus discípulos do que dos seus irmãos (Jo 7:1-5; Lc 22:15). Ele sabia que os Seus verdadeiros amigos eram aqueles que ouviam a palavra de Deus e a guardavam (Mt 12:46-50).
 
Deus escolheu a Davi pelo seu coração puro (ISm 16:6-13). Jônatas reconheceu isto com mais clareza do que os seus irmãos invejosos (ISm 17:28). Apesar de perder muito, ele o amou afetuosamente (ISm 18:1-4). Amando a virtude acima da família e da carreira, Jônatas escolheu a Davi acima do seu próprio pai (ISm 19:1-7). Ele firmou uma aliança acima dos laços de sangue com Jônatas (ISm 20:1-17), e nessa aliança incluíram seus filhos (ISm 20:42). Davi valorizou o amor de Jônatas acima do amor de mulheres (IISm 1:26). E ele protegeu o filho de Jônatas no dia da calamidade (IISm 9:1; 21:7).
 
Amigos piedosos são superiores aos amigos de sangue, pois o relacionamento é edificado sobre um alicerce melhor. Eles são superiores pelos seus corações regenerados, o precioso sangue de Cristo e a absoluta verdade de vida eterna. A Bíblia reconhece esses amigos como sendo tão caros quanto a própria alma, distinguindo-os até mesmo de uma preciosa esposa (Dt 13:6; ISm 18:1-3; 20:17).
 
Você entende a importância desta lição? Sem grandes amizades baseados na piedade, quem vai lhe ajudar no dia da sua calamidade? Você vai descer e vai ficar lá. Dois são melhores do que um por quatro razões, e você arrisca o seu futuro quando não se garante com bons amigos (Ec 4:9-12). Um homem sábio garantirá a sua vida e a da sua família quando faz o que for necessário para preservar a amizade vital com homens nobres e virtuosos.
 
Existe espaço para uma rede de contatos piedosos, apesar dos objetivos e dos métodos serem infinitamente superior aos esforços do mundo para encontrar contatos e clientes que preencham os seus próprios motivos egoístas. O grande Deus instruiu os Seus mensageiros a amarem homens de bem (Tt 1:8), assim como Paulo foi para com Timóteo (At 16:1-3; Fp 2:19-23; IITm 1:1-5). A maioria dos chamados cristãos não tem a mínima ideia a respeito de grandes amigos, porque eles desprezam os homens que são santos (IITm 3:1-5).
 
Que tipo de amigos satisfaz a intenção deste provérbio? O próprio contexto, incomum em Provérbios, nos dá características valiosas de um amigo piedoso (Pv 27:4-5,9). Verdadeiros amigos amam em todo o tempo, estando você numa circunstância boa ou má (Pv 17:17). Eles são escolhidos pelo temor que têm a Deus, pelo amor da verdade e da justiça pessoal (Sl 119:63). Você conhece homens assim? Você não pode abrir mão de nenhuma dessas medidas, com o risco de perder o benefício que você busca.
 
O sangue de Jesus Cristo cria uma ligação imediata maior do que a do sangue humano, quando duas pessoas que seguem a Jesus se amam e se encontram pela bondosa providência de Deus. Não há egoísmo, autodefesa, temores, dúvidas, ou agenda secreta entre tais amigos. Eles confiam plenamente um no outro (ISm 14:6-7), e fortalecem um ao outro em Deus (ISm 23:14-18). E têm prazer de unirem seu zelo para praticarem grandes coisas para Deus (IIRs 10:15-16).
 
Falsos amigos, que englobam a grande maioria dos homens de todo o mundo, são amigos dos tempos bons - eles só ficam com você enquanto é conveniente e lucrativo (Pv 14:20; 19:4). Ou são amigos carnais, cujo relacionamento é baseado na compatibilidade mundana. Ou são amigos fracos, a quem você precisa estar ajudando constantemente devido à falta de caráter deles. Davi não tinha interesse por falsos irmãos ou espíritos grosseiros dos seus sobrinhos (Sl 101:3-8; 144:11; IISm 3:39).
 
Você merece grandes amigos? Os "lobos solitários" não os tem, pois são egoístas demais para poder dar. Os rebeldes perdem porque os seus espíritos desgovernados são perigosos e ofensivos. Aqueles que são comprometedores não terão nenhum, pois não merecem confiança. Quanto maior for o zelo de um homem por Jesus Cristo, maior será o amor com que será amado por tais homens. Piedade e virtude atraem homens piedosos e virtuosos; e a piedade e a virtude os separam dos homens carnais. O santo viver atrairá santos amigos.
 
Para que tenhas grande amigos, você precisa ser amistoso (Pv 18:24). Para mantê-los você não pode abandoná-los (Pv 27:10). A amizade é uma rua de mão dupla, e você é tolo se pensa que grandes homens não precisam de nenhum estímulo. É a bênção providencial de Deus que traz grandes amigos para a sua vida e a maioria deles deve ser encontrados em sua igreja, se é uma igreja totalmente comprometida com Jesus Cristo (Pv 12:18). Alguns podem ser agradecidos pelo fato de terem irmãos e irmãs espirituais e de sangue, unidos pelos lações familiares e pelo sangue de Jesus Cristo!
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!