" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - TERÇA FEIRA

23/01/2018 11:19
Provérbios 23:8
 
Vomitarias o bocado que comeste e perderias as tuas suaves palavras.
 
 
Doces bocados de sedutores o deixarão doente! Você vomitará aquilo que você considerava ser deleitável e agradável. Não deixe se enganar pelas suas generosas ofertas de bondade.
 
Deus se preocupa com a sua vida. Salomão lhe avisa aqui a respeito do viver luxuoso. Primeiramente, você precisa eliminar os estilos de vida dos ricos e famosos, especialmente se você se sente atraído por eles (Pv 23:1-3). Isto porque suas riquezas são vãs e temporais (Pv 23:4-5). Finalmente, você precisa analisar os corações daqueles que estão lhe oferendo coisas finas e palavras doces (Pv 23:6-8).
 
Não importa o quanto você gosta de coisas finas ou de palavras doces, não coma nem se torne amigo de uma pessoa que tem motivos secundários. É seu dever ser sábio e analisar criticamente a vida e a situação dele para conhecer o seu coração e as suas reais intenções (Pv 23:6). Não importa o que ele diga ou o que haja na mesa à sua frente, você não pode confiar nele (Pv 23:7).
 
Se insensatamente você continua e desfruta das suas coisas e palavras, você em breve conhecerá o seu erro, e os favores mentirosos que você aceitou lhe assombrarão. Você vomitará os delicados bocados que comeu, e você desprezará a bajulação que você ouviu, os quais reduziram suas inibições para tirar vantagem de você. Este é o aviso do provérbio. Obrigado, Senhor.
 
Pecadores atraem suas vítimas oferecendo favores. O diabo fez assim com Eva no Jardim do Éden (Gn 3:1-6); assassinos cruéis oferecem amizade e privilégios para você se unir a eles (Pv 1:10-19); adúlteras falam de amor e prazer para seduzir homens insensatos (Pv 7:10-21); falsos mestres prometem liberdade para você viver como deseja para cristãos contemporâneos (IIPe 2:18-20); e os sacerdotes de Roma simulam grande humildade quando glorificam sua grandiosa Igreja Mãe (Ap 17:1-6).
 
Considere como as mulheres atraem os homens para as suas destruições - a prostituta para os pecados sexuais e em seguida para a morte e o inferno (Pv 2:18; 5:5; 7:27; 9:18), e a mulher desagradável para um casamento doloroso e infernal (Pv 12:4; 21:9,19; 30:23). Como podem essas duas mulheres - duas dos maiores perigos e inimigos - serem tão bem sucedidas contra tantos homens, mesmos os fortes (Pv 7:26)?
 
Em primeiro lugar elas oferecem favores - as coisas que os homens desejam, sejam elas liberdades sexuais ou uma perfeita refeição. Tem-se dito que o caminho mais rápido para o coração do homem é pelo seu estômago! Não é de se admirar que Salomão escrevesse esta advertência a respeito da comida (Pv 23:6-8)! Então elas preparam tudo para que fique tão bonito quanto for possível - seus corpos e o ambiente (Pv 7:10-21).
 
Mas a mãe do Rei Lemuel, lhe salvou destas duas táticas! Creia e obedeça a grande regra resumida que ela fez da mulher perfeita, "Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada." (Pv 31:30). É difícil estimar o valor de tão precioso provérbio. Milhões de homens poderiam ter sido salvos se o seguissem.
 
A companhia que você frequenta é mais importante do que a refeição ou as palavras ditas. Sedutores são hábeis em desarmar suas vítimas com alimentos finos e atenção bajuladora. É a tua sabedoria em avaliar os homens pelos seus caráteres e motivos e ignorar a comida que está na mesa ou as palavras que saem das bocas deles. Deus e Salomão tentaram lhe proteger.
 
Qualquer cardápio pode ser um delicado e doce bocado, se ali houver amor (Pv 15:16-17). Quaisquer palavras de um verdadeiro amigo, mesmo que elas sejam uma repreensão, são uma verdadeira bondade e melhor que os beijos (Pv 27:5-6; 28:23; Sl 141:5). Onde você poderá encontrar caros amigos assim? Nas verdadeiras igrejas de Jesus Cristo, onde eles moram, servem, falam e morrem na lealdade a Ele.
 
A Senhora Sabedoria preparou a mesa onde você pode comer com total despreocupação e desfrutar de toda a preparação feita por ela, como também as suas palavras (Pv 9:1-5). Onde é que você a encontra? Na Bíblia, a sabedoria de Deus, e em seus pregadores que ensinam a sabedoria dela. E o Senhor Jesus Cristo oferece o mesmo banquete da Sua própria carne e sangue para todos que creem e O obedecem (Jo 6:28-69).
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!