" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - TERÇA FEIRA

23/07/2019 10:14
Provérbios 23:24
 
 
Grandemente se regozijará o pai do justo, e o que gerar a um sábio se alegrará nele.
 
 
 
 
Como pode um pai ser feliz? A resposta é simples - se o seu filho for justo e sábio. Como pode um pai se entristecer? A resposta também é bem simples - se o seu filho for tolo e perverso.
 
Esta é a observação e desejo de Salomão, pois ele mesmo teve muitos filhos (Pv 23:19,26). Este também é o encorajamento de Salomão aos pais para treinarem seus filhos para a grande alegria que eles podem gerar (Pv 4:1-9; 22:6,15; 29:15,17). Este é o aviso de Salomão ao filhos para honrarem seus pais por vidas justas e sábias (Pv 20:20; 27:11; 30:11,17).
 
Salomão treinou os seus filhos (Pv 4:1-2), como Davi havia treinado a ele (Pv 4:3-9), mas ambos perderam seus filhos para a insensata maldade, i.e., Amom, Absalão, Adonias, e Roboão. Eles estavam ocupados demais para ouvir e aplicar (IISm 15:1-6; Ec 2:4-11), complacentes demais (IRs 1:6), e viveram exemplos horríveis (IISm 5:13-16; 11:1-27; IRs 11:1-8; IICr 11:18-23; 12:1).
 
Pais, existe grande alegria em filhos justos e sábios. Ouça a sábia observação de Salomão. Porque correr o risco da dor e vergonha de crianças insensatas e perversas por não terem sido treinadas como você deveria? Este livro de Provérbios está repleto de avisos e regras a respeito do treinamento, e está repleto, também, de preciosos conteúdos para um treinamento completo.
 
Você está ocupado demais, como Davi e Salomão? É profano estar ocupado demais para este grande dever de Deus (Pv 22:6,15; Ef 6:4). Você será complacente e evitará o amor vigoroso (Pv 19:18; 23:13-14; 29:15,17)? Olhe o que isto custou a Eli (ISm 2:27-36; 3:13). Que tipo de exemplo você é? Se forem iguais a você em público e em particular, eles serão justos e sábios?
 
Quando é que você vai começar? Mais tarde? Quando os seus filhos forem mais velhos? Você é tolo e preguiçoso. Deus determina que você o faça quando eles ainda são jovens (Pv 19:18; 22:6). Faça isto antes que seja tarde demais, quando o caráter deles já estiver formado e se torna difícil alterá-la, e quando você perdeu parte da sua força e zelo jovem para aplicar o treinamento efetivo. Treine-os hoje!
 
Sabedoria e justiça são comportamentos que se aprende. Você transmite a eles, exemplo, instrução e punição. Enquanto que você deve orar pedindo as bênçãos e a misericórdia de Deus nas vidas dos seus filhos, Ele espera que você demonstre sabedoria justa, ensinando-os a respeito disso, e fazendo-os cumprirem isto, pois estes são os meios que Ele escolheu para eles.
 
Filhos, a Bíblia ordena que você obedeça e honre a seus pais (Ef 6:1-3). Obediência é um dever simples e pequeno de uma criança justa e sábia - realizando aquilo que lhe foi ordenado. Honrar a seus pais é algo mais alto, maior e para toda a vida - realizando coisas para confortar, ajudar, agradar, exaltar e recompensá-los. Se a sabedoria justa traz grande alegria, você certamente deve ser isto para eles.
 
Ser justo e sábio também agrada ao Deus celestial, seu Criador, pois isto é o mandamento Dele para a sua vida (Ec 12:1, 13-14). Assim, isto é uma situação de ganhar e ganhar. Você escolheu ser justo e sábio para agradar o seu pai na terra e a Deus no céu. Você acha que pode negligenciar a um ou a outro, pois Ele é justo e reto para punir toda a iniquidade.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!