" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - TERÇA FEIRA

25/06/2019 10:55
Provérbios 25:24
 
 
 
Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa.
 
 
 
A vida solitária de um homem solteiro é melhor do que o casamento com uma mulher desagradável. Esta irritante criatura suga a vida da alma do homem e deixa o seu coração paralisado de dor e/ou de raiva. Existem poucas coisas que um homem não consegue suportar e que destrói a paz da terra, e este tipo de mulher é uma delas. É claro que ela age quase civilmente enquanto namoram; mas realizado o casamento, a pobre vítima dela acorda num inferno matrimonial na terra (Pv 30:21-23).
 
Salomão foi um homem, e ele escreveu como um que escreve para o seu filho. Repetidamente ele o alertou a respeito da mulher desagradável e prostituída. Os dois tipos destroem homens. Ele observou a mulher desagradável destruindo as vidas de homens (Pv 11:22; 12:4; 14:1; 19:13; 21:9,19; 27:15-16). E ele observou a mulher prostituída destruindo as vidas de homens (Pv 2:16-19; 5:3-23; 6:24-35; 7:6-27; 9:13-18; 22:14; 23:27-28; Ec 7:25-29). Deus usou a rainha mãe para escrever a respeito da mulher perfeita (Pv 31:1,10-31).
 
Salomão sabia que Deus havia criado a mulher para ajudar e agradar o homem (Gn 2:18; ICo 11:3, 7-9). A calamidade ocorre quando a criatura ordenada para confortá-lo e incentivá-lo se torna o seu pior inimigo e pesadelo - um dos quais ele não consegue escapar, pois ela vive em sua casa, quebranta o seu coração, consome seus meios de vida, confunde a sua alma, corrompe os seus filhos e ela ainda entende que pode roncar em sua cama à noite. Ó, como se tornar solteiro novamente, mas é tarde demais!
 
E o que é o canto do eirado deste provérbio? As casas daquela época tinham telhados planos, que podiam ser usados para solitude, mas na qual a pessoa ficava exposta a todos os tipos de clima. O sol podia assá-lo, o vento atormentá-lo, a chuva encharcá-lo e o frio congelá-lo. Mas aconchegado num canto de um telhado assim era uma opção melhor de vida do que morar embaixo com uma mulher implicante, não importando quão espaçosa e confortável que a mesma pudesse ser!
 
O que é uma mulher rixosa? Ela não é uma mulher que luta boxe profissionalmente, que começa uma briga pugilista com os vizinhos, ou que ataca o seu marido com dentes, porretes ou facas! É uma mulher implicante, que não dá descanso em qualquer questão, que não consegue parar de dar suas opiniões, não consegue se submeter às decisões do seu marido, não para de questionar tudo que ele faz, não consegue deixar de corrigir detalhes irrelevantes quando fala e, quanto ao mais ela não para de acossá-lo sem misericórdia.
 
Quando escrevia outros provérbios a respeito desta mulher, Salomão usou a palavra iracunda (Pv 21:19), contenciosa ou rixosa (Pv 19:13; 21:19; 27:15), e o gotejar contínuo para descrevê-la (Pv 19:13; 27:15). Esta mulher perversa fica perturbada facilmente. Ela fala muito, fala alto, é obstinada, questiona tudo, corrige o seu marido e filhos, se preocupa com detalhes, entra rapidamente em discussão, fica facilmente na defensiva. Lembra-se de ofensas passadas, raramente pede desculpas, ou se afasta numa atitude autojustificativa quando derrotada.
 
Você já ouviu e viu esta mulher. Você possivelmente está relacionada com uma delas. Esperançosamente, ela é sua prima em terceiro grau, ao invés de ser sua esposa, mãe, irmã, tia ou avó. Não há como disfarçar o mau cheiro dela (Pv 27:15-16)! Nenhum montante de beleza consegue ocultar o seu fedor (Pv 11:22)! A família sabe que ela é desagradável e que o marido dela é vítima de uma das maiores maldições da vida (Pv 30:21-23). Deus a colocou em sua família para você ensinar seus filhos por que tipo de mulher é preferível você morrer solteiro!
 
Homem solteiro! Não se sinta mal por estar solteiro! É muito melhor do que o casamento com essa criatura irritante e repulsiva! Porque tantos homens são viciados em trabalho ou obcecados com passatempos bobos? Porque fazer qualquer coisa, estar em um lugar qualquer é melhor do que estar em casa com a mesma! Sua solidão é nada se comparada com a dor de cinquenta anos de inferno matrimonial! Se alegre! Suas refeições são pacíficas, sua carteira está aumentando, sua casa é silenciosa, e a sua cama é agradável!
 
Homem solteiro! O que você pode fazer? Analise bem uma mulher muito antes de até mesmo pensar em casamento. Sua vida depende disso. Se você duvida desta sabedoria, passe uma noite no canto do seu telhado, que não é tão ruim quanto uma mulher má! Examine qualquer mãe de uma candidata em busca do desagradável odor! Examine cada candidata com frequência! A irritação dela pode lhe salvar de um espírito esmagado e, mais tarde, de uma vida arruinada. Leve-a para participar com você de grupos de amigos seus, pois a sensibilidade do cheiro deles é melhor do que o seu.
 
Homem solteiro! Confie no seu piedoso pai! Ele está casado mais tempo do que você tem vivido! A experiência dele vale milhões! Ele se interessa pelo melhor para você. Ele pensa com uma perspectiva de tempo maior do que a sua. Ele não tem emoções envolvidas na avaliação dele. Os hormônios dele estão mais contidos do que os seus níveis ofuscantes. O interesse dele é de auxiliá-lo nos seu casamento, não de pressioná-lo para casar logo. Confie na sua piedosa mãe! Ela também pode detectar sinais que poderiam arruinar a vida do seu filho.
 
Homem solteiro! Nem pare para considerar o casamento a não ser que ela teme ao SENHOR acima de todas as coisas (Pv 31:30). O grande temor e amor de Deus são os únicos motivos suficientemente fortes para superar a tentação de uma mulher em discutir, contender, irritar, perturbar, questionar e resistir a você. Encontre uma mulher que treme diante de Deus e ama a Jesus Cristo, e se junte a uma igreja onde provérbios como este são ensinados com frequência. Você poderá garantir a felicidade matrimonial!
 
Mulher solteira! Humilhe-se diante da sabedoria de Deus e comprometa em seu coração a nunca ser uma mulher como esta. Prepare a sua mente e pratique diariamente como ser bem disposta, cooperadora, perdoadora, graciosa, amorosa, mansa, pacífica e submissa aos seus pais, seus professores e seus empregadores. Odeia a mulher má deste provérbio! Odeie o pecado que a torna execrável aos outros! Lamente-se pelas vítimas com que esta mulher se casou e arruinou!
 
Homem casado! O que você pode fazer? Se você casou insensatamente e está atormentado por essa mulher briguenta, arrume as malas e se mande para o telhado! Ou ore por uma morte precoce para você ou para ela! Ou deixe este provérbio num local bem visível! Ou leve-a a uma igreja onde estas coisas são ensinadas, e ore para que ela tenha ainda alguns gramas de consciência para convencê-la a respeito do espírito dela! Se você se casou com uma mulher mansa, carinhosa e virtuosa, leve-a para jantar fora esta noite!
 
Mulher casada! Examine-se no espelho deste provérbio. Não volte as costas para o espelho (Tg 1:21-25). Sua opinião a respeito de você mesma é enganadora e errada. Toda mulher desagradável pensa que é graciosa - que é a razão pela qual ela é desagradável! O que as outras pessoas pensam de você? Você tem muitas amigas? Possíveis pretendentes de sua filha estão procurando-a, porque eles esperam conseguir uma mulher como você? Deixe que a verdade e a realidade a motivem para o arrependimento ou do esforço renovado!
 
Todos vocês leitores! Dê a glória a Deus por um maravilhoso conselho e sabedoria tão amoroso como este. Cada palavra de Deus é pura, e este conhecimento inspirado pode salvar homens jovens da lamentação matrimonial. A Bíblia é tão relevante hoje quanto sempre foi, independente do que os céticos e inimigos da verdade dizem. A importante questão é se os homens jovens prestarão atenção ao aviso, que as jovens evitem a conduta desta mulher e que as mulheres casadas roguem a Deus e aos seus maridos por perdão.
 
Este provérbio pode ser aplicado espiritualmente? Que cada crente em Jesus Cristo se certifique de que é uma noiva mansa, afável e virtuosa para o Senhor da glória, sem contenções, questionamentos, ou choramingos contra Ele, a palavra Dele ou dos Seus ministros.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!