" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - SEXTA FEIRA

27/04/2018 10:49
Provérbios 27:12
 
 
O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena.
 
 
Você acredita muito daquilo que você ouve ou lê? Você é decisivo e tem opinião formada a respeito das suas escolhas? Homens sábios são cautelosos, críticos, pessimistas e céticos a respeito de afirmações ou situações não comprovadas. Eles não acreditam em tudo que ouvem ou leem, e não tomam decisões sem antes analisar cuidadosamente os possíveis perigos (Pv 14:15). Só tolos ingênuos inocentemente enxergam o futuro e avançam de modo otimista. E são punidos por isso.
 
Prudência é o poder do discernimento. É a discrição ou a sabedoria prática de detectar problemas ou perigos em qualquer questão e evitá-la, alterando cuidadosamente ações para encontrar o caminho mais eficaz. Obviamente, homens prudentes se movem mais lentamente do que os tolos ingênuos, porque sabem que a pressa ou decisões precipitadas são arriscadas (Pv 19:2; 21:5; 25:8; IITm 3:4). Esta regra de sábio viver é tão importante que Salomão a repetiu para você (Pv 22:3).
 
O homem prudente - um que usa de discreta cautela - olha adiante e enxerga falhas ou riscos. Ele se esconde dos seus perigos, alterando aquilo que crê ou as suas ações. Ele nunca será pego crendo em mentiras ou caindo numa armadilha. Por outro lado, os ingênuos displicentemente deixam a vida acontecer. Eles não questionam aquilo no qual acreditam ou naquilo que estão fazendo. Eles continuam caminhando e apanham repetidamente pelos perigos que não enxergaram.
 
É claro, o seu espírito tolo quer fazer o que quer, e quer fazer agora! Companheiros tolos e a pressão dos seus pares estimulam ainda mais esta insana abordagem da vida. É a prudência - um componente da sabedoria - que faz com que os homens reduzam a sua pressa de forma a poder considerar o que estão fazendo. Somente homens sábios analisam as questões de todos os ângulos, formando um círculo completo - a circunspecção - antes de tomar uma decisão (Ef 5:15-17). Os insensatos se precipitam num zelo cego e numa paixão estúpida.
 
Os homens sábios não acreditarão em qualquer coisa nem farão qualquer coisa, até que tenham provado a verdade de Deus ou a vontade Dele na questão. Os Bereanos foram elogiados por analisar até mesmo a pregação de Paulo e os Tessalonicenses foram ordenados a imitá-los (At 17:11; ITs 5:21). São os tolos que acreditam nos noticiários vespertinos, nas alucinações de Ben Spock a respeito dos cuidados com as crianças, depoimentos de qualquer tipo, grupos de pesquisa interdisciplinar de direita ou de esquerda, ou qualquer homem pelo simples fato dele chamar a si mesmo de reverendo ou doutor!
 
A melhor maneira de se tornar prudente é aprendendo a Bíblia (Sl 19:7-11; 119:98-100; IITm 3:16-17). Ela contém a verdade de Deus e da Sua vontade para uma vida bem sucedida. O livro de Provérbios são as regras inspiradas para uma vida próspera. Sem a verdade e os preceitos de Deus você estará exposto à tolice dos sentimentos e das vãs ideias dos homens. Sem a instrução dos ministros de Deus, você será levado à roda por toda forma de doutrina (Ef 4:14). Você precisa estar em uma igreja onde se prega a Bíblia para poder crescer em prudência e sabedoria.
 
Você é prudente economizando parte do todo do seu rendimento, de forma que as futuras dificuldades financeiras possam ser evitadas (Pv 30:25)? Você faz o seguro dos seus bens contra as possíveis perdas catastróficas, de maneira que você não perca tudo (Pv 6:1-5)? Você é cauteloso a respeito de casamento, do seu próprio ou dos seus filhos, para prudentemente evitar a mulher desdenhada (Pv 30:21-23)? Você já olhou para frente e ver se o seu emprego, profissão ou negócio será necessário no futuro (Pv 27:23-24)?
 
Você já desenvolveu uma habilidade transferível, ou você é mão de obra não qualificada e sujeita a períodos de demissões? Você investe em oportunidades de alto rendimento, ou você investiga negócios que parecem ser bom demais para ser verdade? Você tem lido alguma nova versão da Bíblia sem examinar a sua origem e texto? Você examina tudo que você ouve na igreja ou você assume que está certo? Você tem examinado energicamente o treinamento dos seus filhos para maximizar o potencial desse treinamento?
 
Você ficou encantado pelo filme "A Paixão de Cristo" de Mel Gibson, ou você o reconheceu como sendo um crucifixo animado para o Catolicismo? Você é um crente movido por objetivos, ou você assiste o terrível comprometimento de Rick Warren, o caçador de sensitivos (IITm 4:3-4)? Você já leu o seriado "Deixados Para Trás", ou você já sabe que o anticristo virá antes da volta de Jesus (IITs 2:3)? Você concorda com o treinamento permissivo de crianças de Jim Dobson, ou você fica com os caminhos antigos inspirados na Escritura (Pv 19:18; 22:15; 23:13-14; Jr 6:16)?
 
O livro de Provérbios foi inspirado por Deus e escrito por Salomão para ensinar sabedoria. A regra da sabedoria neste provérbio é ser prudentemente cauteloso a respeito de tudo que você acredita e pratica, para evitar que você acredite numa mentira ou se exponha a um perigo. Somente os tolos se apressam a prosseguir sem uma análise crítica e cética. O Senhor está oferecendo a segurança da fraude e dos riscos, se você for menos apressado e analisa todas as coisas (ITs 5:21). Se você continuar a prática de deixar a vida passar sem uma cautelosa verificação, você será punido repetidamente.
 
O maior perigo que você jamais vai enfrentar é o julgamento do trono do Senhor Jesus quando Ele examinará tudo que você tem feito em sua vida (Ec 12:13-14; Rm 14:10-12; IICo 5:10-11). Já é hora de você acordar do seu sonho e começar a viver uma vida santa para se proteger daquele dia (Rm 13:11-14; Ef 5:3-7). Somente um tolo perverso come, bebe e faz festa sem nenhuma consideração para com o Dia do Juízo que rapidamente se aproxima. Aqueles que são obcecados pelos tolos prazeres desta vida logo, logo, serão punidos por toda a eternidade.
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!