" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - SEXTA FEIRA

26/07/2019 11:48
Provérbios 26:26
 
 
Ainda que o seu ódio se encobre com engano, a sua malícia se descobrirá na congregação.
 
 
 
Homens perversos conseguem entrar na maioria das igrejas. Isto é um mal terrível, mas acontece. Apesar de cheios de arrogância, ódio e egoísmo, eles se insinuam nas igrejas com falsas confissões religiosas. Até o mundo reconhece este fato, pois muitos rejeitam o cristianismo por suas hipocrisias. Mas apesar de cobrirem seus ódios com mentiras, suas almas maldosas serão reveladas para a igreja.
 
Este provérbio tem um raro contexto para auxiliar na sua interpretação. Salomão estava descrevendo o perigoso mal dos mexeriqueiros (Pv 26:20-23). Essas pessoas perversas adoram espalhar fatos, rumores, histórias e insinuações prejudiciais a outros. Eles ferem profundamente aos outros, e geram discórdias e disputas entre os membros da igreja. Eles mesmos não conhecem o caminho da paz, e impedem que a igreja encontre a plena paz e o descanso.
 
Eles fazem o papel de hipócritas com as suas bocas declarando ser cristãos, enquanto os seus corações planejam jogos de simulação e vingança (Pv 26:24). Os homens sábios não acreditam nas suas belas palavras, pois eles sabem que muitas abominações estão nos corações deles (Pv 26:25). A sabedoria é a capacidade do justo juízo, a habilidade de discernir e conhecer coisas que enganam a grande maioria das pessoas (Pv 26:20-25). Tudo que você tem a fazer é prestar atenção à maneira deles falarem dos outros, e você descobrirá que são homens perversos. Eles não conseguem deixar de criticar os outros ou de semear discórdia ao espalharem informações negativas. Eles são caluniadores, difamadores, fuxiqueiros e murmuradores.
 
A Bíblia é bem clara. O ódio para com os outros prova que o homem é um filho do diabo, não de Deus (IJo 2:9,11; IJo 3:10,15; IJo 4:8,20). Quando você identifica o espírito crítico, odiento e malicioso para com os outros, você provavelmente encontrou um filho do diabo.
 
Mas apesar deles mentirem e fingirem serem cristãos amorosos, Deus prometeu expô-los diante da igreja para salvar os Seus verdadeiros santos dos efeitos da má e dolorosa influência deles. Davi rogou a Deus para salvar o seu reino de crianças estranhas - os hipócritas que ele sabia estavam usando de palavras vãs e de falsos apertos de mão para fingir que eram religiosos (Sl 144:7-11). Se livrar de tais homens traz grandes benefícios a uma igreja (Sl 144:12-15)!
 
Paulo disse à igreja de Corinto que Deus haveria de enviar heresias para as Suas igrejas para descobrir essas fraudes mentirosas e confirmar a identidade de Seus verdadeiros filhos (ICo 11:19). Assim, enquanto as heresias são assuntos dolorosos para serem tratadas na igreja, elas são usadas frequentemente para expor os hipócritas mentirosos que causam dissensão e discórdia. O resultado final vale bem a dor que foi causada.
 
O que você pode fazer para ajudar a sua igreja? Nunca fale negativamente a respeito de ninguém! Se você não puder dizer alguma coisa bondosa ou elogiosa, não diga nada. Faça o seu objetivo o de promover as reputações de todos os homens, mesmo dos seus inimigos pessoais. Este é o verdadeiro cristianismo.
 
O que você pode fazer para ajudar a sua igreja? Quando você ouvir outra pessoa criticando, caluniando, fofocando ou difamando a outros, esmague-os com um semblante raivoso ou uma repreensão de advertência (Pv 25:23; Sl 101:5; ITs 5:14). Esta tarefa inclui a mulher para com o seu profano e perverso marido, desde que ela seja respeitosa para com ele. Deus odeia esses pecadores e você também deveria (Pv 6:16-19).

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!