" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - SEGUNDA FEIRA

19/02/2018 10:52
Provérbios 19:9
 
A falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentiras perecerá.
 
Uma das maneiras mais rápidas para garantir a sua ruína é mentir. Deus comprometeu a Si mesmo contra os mentirosos, e assim também o fazem os homens de bem, e assim também faz a maioria dos homens perversos. Mentir não funciona.
 
Deus inspirou Salomão a escrever Provérbios para lhe suprir com sabedoria durante toda a vida. Uma das grandes regras da sabedoria para a sua prosperidade e sucesso é o de sempre viver honestamente e sempre dizer a verdade. O que poderia ser mais simples? O que poderia ser mais barato a longo prazo? Esta é, verdadeiramente, uma vantagem no mundo - valorizar e praticar a integridade a todo tempo.
 
Honestidade e verdade são importantes neste livro de sabedoria, e as horríveis consequências por mentir são repetidas. Deus odeia os dois aspectos do mentir neste provérbio (Pv 6:16-19). Considere a ênfase de Salomão a respeito deste assunto (Pv 10:18; 12:19,22; 13:5; 14:5; 17:7; 21:6; 26:24-26,28). Mentir a respeito de qualquer questão e por qualquer razão ímpia nunca funcionará. Creia nisto!
 
Porque alguém mentiria? Alguns mentem para se promoverem, pensando que podem enganar os outros para ajudá-los a progredir com mais rapidez na vida. Eles podem mentir nos seus currículos, em entrevistas, quando auditados, ou quando indagados a respeito de procedimentos ou problemas. Mas o provérbio é verdadeiro - o que eles pensaram que os ajudaria a ter sucesso se tornará a própria causa da sua ruína eventual.
 
Alguns mentem para evitar punição. Esta é uma razão comum em crianças. Quando são confrontados por qualquer delito óbvio, geralmente eles apontam os dedos para outra pessoa e negam a transgressão. Mas o provérbio é verdadeiro - não importa o que o mentiroso possa pensar, ele não escapa de ser punido.
 
Alguns mentem para seduzir outros a pecar de forma a satisfazerem seus desejos sexuais. Isto é verdadeiro quando se trata de fornicadores e falsos mestres, ambos usam mentiras para suavizar e persuadir suas presas e vítimas para a matança. Eles iludem, deturpam e orientam mal para obterem vantagens sexuais ou religiosas. Mas o provérbio é verdadeiro - Eles certamente perecerão por causa das suas mentiras.
 
Alguns mentem para aumentar suas reputações entre os seus pares. Eles floreiam e exageram suas realizações em ambições sensuais de forma a serem aceitos e louvados pelos outros. O desejo de ser popular é tão grande em seus corações e em suas mentes que terminam por comprometer a verdade por esta razão - não há como obter honra por algo tão desonroso!
 
Pais, você deve estabelecer a verdade em sua casa para o bem estar dos seus filhos pelos seus exemplos perfeitos, cuidadosa instrução, e punição consistente por causa da mentira. Uma das coisas mais práticas que você jamais pode dar a seus filhos é a apreciação pela honestidade e pela verdade e o ódio pela mentira.
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!