" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - SEGUNDA FEIRA

25/12/2017 10:05
Provérbios 25:7
 
Porque melhor é que te digam: Sobe para aqui, do que seres humilhado diante do príncipe a quem já os teus olhos viram.
 
A humildade ganhará o favor de Deus e dos homens. A humildade é fundamental para se tornar um grande cristão, um líder de sucesso, uma pessoa agradável ou um homem com muitos amigos. A verdadeira humildade nunca interfere nas atividades e na presença de outros. É muito melhor ser convidado do que se convidar, porque você pode e deve ser rejeitado com base na sua própria presunção! Deixe que os outros o tornem importante ao invés de você tentar fazer isso por si mesmo (Pv 25:27; 27:2).
 
Temos aqui só a metade do provérbio. Estas palavras são a explicação e a recompensa por ter tomado uma posição humilde em reuniões públicas. A primeira parte diz, "Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes." Salomão ensinou a humildade ao explicar os bons modos em assembleias públicas. É melhor se sentar nos últimos lugares e ser convidado a tomar um dos lugares na frente do que ser convidado a se sentar mais para trás diante dos presentes.
 
O Senhor Jesus Cristo usou a mesma ilustração para ensinar humildade, quando ele viu orgulhosos convidados para uma refeição escolhendo os melhores lugares (Lc 14:7-10). Com maiores detalhes do que Salomão, considerando que uma parábola tem mais detalhes do que um provérbio, Jesus descreveu a vergonha pública de ser convidado a se mudar para um lugar de menos destaque versus a honra pública de ser convidado para os locais de maior destaque! Ele concluiu declarando que Ele recompensaria a humildade e puniria o orgulho (Lc 14:11). Preste atenção!
 
Enquanto que a vergonha da desonra e da rejeição pública dá força e valor ao provérbio, o orgulho de sua alma é o que deve ser identificado e eliminado. Ações orgulhosas que ofendem os outros são apenas os sintomas de um espírito arrogante e de um coração altivo. A verdadeira humildade começa na alma, onde você admite a sua inutilidade diante de Deus e se compromete a servir aos outros ao invés de esperar e exigir que eles o honrem e o sirvam.
 
Como é que você age em grupos de discussões? Você consegue ouvir com calma e paciência os outros falarem, ou você fica agitado pela necessidade de falar? O que diz de uma conversa envolvendo duas pessoas? Você precisa responder a cada fala com uma sua? Porque você precisa falar? Porque você sente essa necessidade? Você está violando o princípio da humildade ensinado neste provérbio. Você deve permanecer em silêncio, na maioria das ocasiões até que a sua opinião seja especificamente solicitada.
 
Seu sucesso futuro exige humildade. O próprio Deus vai lhe humilhar se você não odiar o orgulho e a arrogância (Pv 8:13; 15:25; 16:5; Jó 40:9-14). Os homens lhe rejeitarão em questões de amizade e negócios, pois a maioria dos homens ressente um espírito altivo (Pv 13:10; 26:12,16; 28:11). E você cometerá erros que lhe custarão caro, pois o orgulho causa a cegueira e é enganador (11:2; 16:18; 29:23).
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!