" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - SEGUNDA FEIRA

31/07/2017 09:39
Provérbios 31:1
 
Palavras do rei Lemuel, a profecia que lhe ensinou sua mãe.
 
Temos aqui o alto chamado da maternidade. Existe alguma verdade no ditado "Atrás de um grande homem existe uma grande mulher." A verdade maior é que esta mulher geralmente é a sua mãe! O rei Lemuel estava agradecido à sua mãe pelo conselho que segue em Provérbios 31. Enquanto que a descrição e os benefícios de ter uma grande mulher são encontrados em (Pv 31:10-31), o capítulo começa com o grande valor da mãe do rei Lemuel, que você deve considerar primeiro.
 
Deus colocou um selo divino de aprovação sobre este capítulo das instruções de uma mãe, ao inspirar e preservar suas palavras selecionadas para as páginas das Santas Escrituras. Toda mãe deve se regozijar pela sua oportunidade de instruir e formar um filho para ser um grande homem ao considerar a sabedoria prática dessa mulher e a sua declaração concisa e clara dela. Nem toda mulher pode criar um filho para ser um grande rei, mas toda mulher pode aprender de uma mãe como esta!
 
Quem é o rei Lemuel? Quem é Agur, o filho de Jaque (Pv 30:1)? Quem foi Itiel e Ucal? O que é o livro de Jaque (Js 10:13)? Levando-se em conta que o Senhor não nos contou, suas identidades não são importantes. Não vamos ficar especulando a respeito dos Seus segredos e deixar escapar a sabedoria que temos aqui (Dt 29:29). Nós conhecemos o Autor, mesmo que não conhecemos especificamente o escritor.
 
Se foi o conselho de Bate-Seba a Salomão, ou o conselho de Abias a Ezequias, ou o conselho de uma rainha estrangeira a seu filho, pouco importa. Deus inspirou estas palavras para você, já que é uma profecia, e que contém um resumo muito piedoso a respeito de uma mulher virtuosa (Pv 31:30).
 
Salomão escreveu 3000 provérbios (IRs 4:32), mas os homens de Ezequias copiaram apenas alguns poucos selecionados (Pv 25:1). Eles provavelmente acrescentaram dois apêndices - os provérbios de Agur (um sábio professor) e o conselho real da mãe de Lemuel, ambos pela providência divina. Poderiam até ser a mesma pessoa; mas, novamente, não há comprovação ou benefício em tais conjeturas.
 
Deus inspirou uma mulher a ensinar ao seu filho as regras da proteção moral (Pv 31:3-7), do honrado uso desse ofício (Pv 31:3-9), e da tranquilidade doméstica (Pv 31:10-31). Estas são as palavras mais valiosas e agradáveis na Bíblia. Toda mulher deve se lembrar com humildade que foi uma mulher quem deu esta soberba descrição da mulher virtuosa, a seguir (Pv 31:10-31).
 
Mulheres sábias conhecem o seu importante papel na criação de crianças, até mesmo de filhos. Bate-Seba ensinou a Salomão (Pv 4:3-4; 6:20), e Salomão presumiu que as mães ensinavam os seus filhos (Pv 1:8; 6:20). Mas ajudar com os deveres da escola e distribuir os deveres domésticos não são tudo. Esta grande mãe ensinou claramente ao seu filho, mesmo depois de crescido, sobre assuntos como mulheres, vinho, justiça e casamento. Que cada mãe use sabiamente o seu tempo com o seu filho.
 
Ana claramente ensinou bem a Samuel preparando-o para a vida religiosa em Siló, pois lemos que ele adorou a Deus ali, quando ela o deixou com Eli, pouco depois de tê-lo desmamado (ISm 1:21-28)! Lóide e Eunice, avó e mãe respectivamente, comunicaram a fé sincera delas a Timóteo e ensinaram-no as Santas Escrituras desde a sua infância (IITm 1:5; 3:15). Nós não conhecemos detalhes do relacionamento de Maria com Jesus, mas sabemos que Ele era submisso a ela, e que ela ponderava as Suas palavras em seu coração (Lc 2:51). Sendo uma mulher virtuosa, sabemos que ela ensinava a Ele a boa doutrina e que Ele a honrava (Jo 19:25-27).
 
Que cada mulher santa regozije-se no treinamento de seus filhos no temor do Senhor e nos assuntos vitais da vida (Pv 22:6), e que cada filho ame, honre, e obedeça a sua preciosa mãe (Pv 1:8; 6:20). Que ele dê reconhecimento onde o crédito é devido, quando ele relembrar do excelente treinamento recebido como criança de sua mãe. Que esta combinação levante grandes homens para Deus!
 
Mãe, o que você fez hoje para transmitir a seu filho a sabedoria para a vida dele seguindo as linhas contidas neste último capítulo de Provérbios? Você foi negligente nesta questão? Deus pode e lhe perdoará (I Jo 1:9) e Ele é capaz de restaurar os anos de negligencia ou castigo (Jl 2:25). Você é uma mulher de certa idade com filhos estabelecidos nos casamentos e nas profissões? Então dê atenção a este provérbio ensinando-o às mães mais jovens (Tt 2:3-5).

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!