" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - SEGUNDA FEIRA

19/08/2019 09:37
Provérbios 19:25
 
 
 
Fere um escarnecedor, e o simples tomará cuidado: e repreende aquele que tem entendimento, e ele entenderá o conhecimento.
 
 
 
 
O amor duro funciona direta e indiretamente. Quando você castiga um escarnecedor, ele deve calar sua boca rebelde, e você também envia um aviso para os espectadores insensatos que pensam em rebelião. 
 
Homens sábios só precisam de repreensão e crescem em conhecimento. Muito bem pode ser feito por amor duro, que é a punição correta ou repreensão daqueles que precisam disso ( Pv 21:11 ). 
 
Esta geração exige tratamento gentil de crianças e jovens rebeldes, criminosos e até prisioneiros de guerra. A América é mais afeminada que as meninas púberes. A maioria das igrejas agora ensina que mimar é o melhor e mais eficaz tratamento para os membros da igreja que pecam. 
 
Repreensão, repreensão e julgamento devem ser restaurados na casa de Deus e em outros lugares ( Is 58: 1 ; Jr 4: 1-10 ; II Tim 4: 3-4; Tt 2:15 ; I Cor 5: 1-5 ). Ore por homens santos como Elias, João Batista e Paulo para levantarem-se e tocarem a trombeta da palavra de Deus contra o pecado e os pecadores. 
 
Aceitando a educação perversa desta geração tola, você acreditará que somente bondade ou razão deve ser usada com um escarnecedor, não com força ou punição. Eles dizem que a dor não é um impedimento. Mas você deve confiar na palavra de Deus e odiar toda idéia falsa do homem ( Sl 119: 128 ). A dor suficiente impedirá os infratores, e este provérbio ensina que também avisará os outros. 
 
Quando Jesus pregou, as pessoas comuns se alegraram em crescer em conhecimento ( Marcos 12:37 ; Lucas 13:17 ; 19:48 ; 21:38). Mas os escarnecedores tinham a boca fechada e temiam fazer-lhe mais perguntas ( Lucas 13:17 ; 20:40 ). Israel não ouvia tal pregador há muito tempo, pois seus professores politicamente corretos, efeminados e refinados eram uma desgraça ( Mt 7: 28-29 ). 
 
Os escarnecedores que publicamente punem têm benefícios colaterais. Deus exigiu que os jovens rebeldes em Israel fossem apedrejados, com um efeito óbvio nos adolescentes que os testemunham ( Dt 21: 18-21 ). Paulo escreveu a Timóteo: "Aqueles que o pecado repreende antes de todos, para que outros também temam" ( I Tim 5:20 ). A regra de Paulo se aplica principalmente aos pecadores mais velhos, mas também confirma a lição do provérbio para todos.
 
Fazer um exemplo público é sabedoria. Isso pode ser na igreja, na casa, na escola, no escritório, nas forças armadas ou em benefício da nação. Quando um líder é derrubado e punido, até mesmo seguidores estúpidos recebem uma mensagem clara que não pode ser comunicada por meras palavras. Especialmente aqueles em autoridade sobre um grupo devem manter sua regra dessa maneira. 
 
Pais, se você tem que disciplinar uma criança, faça isso antes de toda a família pelo benefício das outras crianças. Se isso for feito consistentemente com o filho mais velho, o mais novo crescerá para respeitá-lo e obedecê-lo. Se os governos aprendessem a sabedoria de Deus, as punições e execuções públicas trariam amplos benefícios nacionais ( Dt 17: 8-13 ; 19: 16-21 ; 21: 18-21 ).
 
Considere exemplos da Bíblia. Apedrejando um homem que desdenhosamente pegou varas no sábado, chamou a atenção de Israel ( Nm 15: 30-36 ). Apedrejando aqueles que modificaram a adoração de Deus foi eficaz para toda a igreja ( Dt 13: 6-11 ). Ananias e Safira desprezaram os apóstolos de Deus e caíram mortos para o reavivamento do medo na igreja de Jerusalém ( Atos 5: 1-11 ). 
 
Quando a punição não é executada rapidamente, tanto os escarnecedores quanto os simples se endurecem em suas maneiras de praticar o mal ( Ec 8:11 ). Se você tem autoridade em um lar, local de trabalho, governo ou igreja, é seu dever praticar este provérbio para punir os escarnecedores e alertar os simples. Sabedoria e justiça são exaltadas e propagadas por tais ações.
 
“Uma palavra para o sábio é suficiente” é verdade. Significa que os homens sábios precisam apenas de um pouco de repreensão ou aviso para aprender conhecimento ( Pv 1: 5 ; 9: 9 ). A punição não é apropriada para esses homens. A vara e as listras seriam demais. “A repreensão entra mais no sábio do que cem açoites no insensato” ( Provérbios 17:10 ). A sabedoria é a capacidade de discernir essa diferença. 
 
Porque os homens bons têm um coração nobre e buscam correção, o seu dever de reprová-los e ensiná-los é uma honra ( Pv 9: 8 ; 25:12 ). A repreensão aberta é melhor do que o amor secreto, e as feridas de um amigo são fiéis ( Pv 27: 5-6 ; Levíticos 19:17).). Os homens sábios preservam sua energia e tempo limitados, evitando os escarnecedores sempre que possível e dando mais atenção aos homens bons. 
 
Homens sábios conhecem seu público e alteram o tratamento de acordo. Se eles estão com pessoas sóbrias e nobres, eles sabem que uma repreensão gentil ou um aviso gentil farão o trabalho. Eles não apressadamente ou ignorantemente aplicam o método errado ao público errado. Eles sabem fazer uma diferença de compaixão para alguns e outros para sair do fogo ( Judas 1: 22-23 ).
 
Receba todas as três lições deste provérbio. Primeiro, punir publicamente os escarnecedores pelo benefício residual dos tolos observadores. Segundo, quando necessário, reprove até mesmo os sábios, pois eles aumentarão ainda mais em conhecimento. Terceiro, certifique-se de que você não é um escarnecedor ou uma pessoa simples, mas sim um homem sábio que aprecie a reprovação e cresça em conhecimento dela. 
 
O registro da Bíblia de escarnecedores como Caim, Coré e Judas sendo punidos o afetou? Ou você tolamente vive pensando que tudo está bem com sua vida? Tenha certeza de que seu pecado vai te encontrar! O Deus do céu não tolera o pecado; Ele vai punir isso. Escolha viver sobriamente e com sabedoria. Escolha procurar e amar a sabedoria, mesmo que envolva alguma reprovação.
 
Deus ordenou que Seus filhos se juntassem às igrejas locais. Lá eles vêem a punição dos escarnecedores na Bíblia por Deus e os escarnecedores nos assentos em volta deles por um pastor fiel. Lá eles têm membros amorosos e sábios da igreja para repreender e avisá-los sobre falhas em suas vidas para a sua perfeição diante de Deus e dos homens. Você está em tal igreja?