" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - SÁBADO

23/02/2019 11:29
Provérbios 23:19
 
 
Ouve tu, filho meu, e sê sábio e dirige no caminho o teu coração.
 
 
Temos aqui o grito de sabedoria de um pai sábio e amoroso para o seu filho. Aqui temos um Deus sábio de amoroso para os Seus filhos. Existem três passos para o sucesso e para a prosperidade que agrada o pai natural e o Pai celestial. Você deve ouvir a instrução da verdade e do conhecimento; você deve escolher a sabedoria como se sua fosse: e você deve dirigir as suas afeições e opções em concordância com ela. Se você nunca teve um pai terreno, você certamente tem um celestial!
 
Você tem que ouvir, em primeiro lugar, a verdade e a sabedoria. Você chegou à vida tolo, incapaz, ignorante, irresponsável e rebelde. Você precisava de uma porção incrível de instrução para poder aprender os fatos mais simples e realizar as funções mais elementares. Seu potencial para a vida era e ainda é totalmente dependente do montante de instrução disponível para você. A maioria dos homens permanece ignorante do conhecimento e entendimento básico. Eles não tiveram ou não têm quem lhes ensine.
 
Entretanto, se você está lendo este provérbio e comentário, então Deus lhe deu professores antes deste momento e outro neste momento. Seu futuro está na balança. O que você vai fazer com a instrução? Você vai dar uma rápida vista de olhos sobre estas palavras por alguns segundos e, em seguida vai esquecê-las? Ou você vai considerá-las? O provérbio pede que você ouça o que é dito. Deus não lhe deixou sem professores, pois Ele enviou pregadores para lhe ensinar sabedoria, exatamente como Ele prometeu (Sl 68:11,18; Ec 12:9-11; Jr 3:15; Ef 4:8-15; Rm 10:13-17).
 
Mas você vai ouvi-las? Você vai ler com atenção e respeito por causa da instrução? Não está na sua natureza fazer isto. Você acredita que é mais esperto do que os seus mestres. Você dá mais valor às suas opiniões sobre as dos outros. Você não gosta de ser corrigido. Salomão avisou em outras passagens que os homens tolos acreditam que estão certos e rejeitam a instrução dos seus professores para a sua própria ruína (Pv 16:2,25; 21:2; 26:12). Filhos! Deem ouvidos ao seu pai biológico e ao seu Pai celestial!
 
Há muitas vozes para distraí-lo. MTV, CNN, BBC, GLOBO, etc., e outros que querem ser ouvidos - tagarelices vãs e profanas. A Internet confirma a explosão de informação da geração de informação, mas ali não há verdade (IITm 3:6-7). Cristãos contemporizadores e mundanos se encheram de professores para coçarem os desejos das suas orelhas que têm comichão (IITm 4:3-4). Mas existe uma só fonte de pura verdade e sabedoria - as palavras inspiradas de Deus na Bíblia (IITm 3:14-17; 4:1-2). Você deve procurá-los e ouvi-los!
 
Você deve então aceitar a instrução. O conhecimento deve entrar na sua mente e na sua alma, e eles fazem isto quando você recebe o que é falado e o aproprie para si mesmo (Pv 2:10; 24:14; At 17:11). A maioria dos homens gosta de falar a respeito dos seus pensamentos tolos ao invés de ouvir as palavras da sabedoria (Pv 18:1-2). Eles preferiam ensinar a serem ensinados. Eles têm um peso nos seus lábios, quando deveriam ter nos seus ouvidos! Mesmo tendo dois ouvidos, sua única boca domina!
 
Quando você adotar o conselho e a instrução sábia como sendo sua, quando você se comprometer com o conhecimento que lhe foi dado através do ouvido, você será sábio. Você tem uma mente, uma alma e um espírito que entende e conhece a verdade a respeito do universo, o seu papel nele, e o que você deve fazer na maioria das situações. Você adquiriu prudência e entendimento, mas você ainda não alcançou o seu objetivo.
 
Você deve dirigir o seu coração - suas afeições, emoções e preferência - para as coisas da verdade e da sabedoria. O amor não é uma força fora da sua mente ou do seu corpo que o influencia. Cúpido atirando flechas de desejos no seu coração é pagão tanto quanto é estúpido; tais desejos são apenas as concupiscências dos tolos. O verdadeiro amor é a intenção do seu coração por alguma coisa melhor, e a sua mente deve dirigir o seu amor para aquilo que é sábio e bom, como o amar a Deus o seu Pai celestial.
 
Deus já definiu na Bíblia como você deve viver (Sl 119:128). Ele descreveu a extrema importância do céu e das coisas lá do alto (Ec 12:13-14; IICo 4:18). A sabedoria na sua mente deve direcionar o seu coração a amar a Deus, o céu e o caminho que Ele escolheu para você (Cl 3:2; Sl 119:36,112; Rm 12:1-2; IJo 2:15; Jd 1:21). Este é o verdadeiro Deus, a verdadeira religião e a verdadeira sabedoria. E tudo começa com o ouvir! O que é que você vai fazer?
 
Encontre para você mesmo um professor que lhe transmitirá certas palavras de verdade, pelas quais você pode adquirir sabedoria (Pv 22:17-21; IPe 2:1-3). Ouça-o! Aceite e adote como sendo sua a sabedoria que ele dá tirada da palavra de Deus! Em seguida direcione as suas afeições e preferência na direção oposta da tolice e deste mundo em direção à piedade e o céu. Você agradará ao seu Pai e evitará todas as coisas que estão preparadas para lhe arruinar fora dos caminhos Dele (Pv 23:15-18,20-35).

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!