" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - SÁBADO

24/11/2018 11:53
Provérbios 24:18
 
 
 
Para que o Senhor isso não veja, e seja mau aos seus olhos, e desvie dele a sua ira.
 
 
 
Deus observa cuidadosamente como você trata os seus inimigos. Se você fica feliz quando as coisas não vão bem com eles, Ele ajudará a eles e possivelmente o punirá. Deus protege os seus filhos punindo os seus inimigos; mas Ele sustará a Sua ira e punição, se Ele notar que você está exultando com isso.
 
Salomão, por divina inspiração, escreveu o livro de Provérbios para criar o seu filho e os cidadãos para uma grandeza de coração - ações nobres e virtuosas em pensamentos, palavras, e ações. Aqui está uma das chaves de acesso a tal grandeza; você não deve: exultar com as dificuldades nas vidas dos seus inimigos pessoais. Isto exige caráter da mais alta ordem, que só se encontra em homens excepcionais, verdadeiros príncipes.
 
Davi ensinou a Salomão esta maravilhosa característica do caráter. "Falsas testemunhas se levantaram; depuseram contra mim coisas que eu não sabia. Tornaram-me o mal pelo bem, roubando a minha alma. Mas, quanto a mim, quando estavam enfermos, a minha veste era pano de saco; humilhava a minha alma com o jejum, e a minha oração voltava para o meu seio. Portava-me com ele como se fora meu irmão ou amigo; andava lamentando e muito encurvado, como quem chora por sua mãe. Mas eles com a minha adversidade se alegravam e se congregavam; os abjetos se congregavam contra mim, e eu não o sabia; rasgavam-me e não cessavam." (Sl 35:11-15).
 
O rei Saul foi inimigo de Davi durante muitos anos. Ele tentou matar a Davi em várias ocasiões e gerou inúmeros problemas na vida dele. Mas Davi procurou servi-lo da melhor forma possível. Ele perdoou as explosões de ira de Saul e das tentativas de matá-lo. Davi poupou a vida de Saul em diversas ocasiões, e chorou amargamente quando ele foi morto no campo de batalha.
 
Mas o próprio Deus é um grande exemplo todos os dias. Como? Ele envia o brilho solar e/ou a chuva, tanto para os Seus amigos como também para os Seus inimigos. Nós nos aproximamos do caráter de Deus quando aprendemos a amar os nossos inimigos e lhes mostrar bondade, o que é totalmente contrário ao perverso coração do homem por natureza. Tais pensamentos e ações revelam que somos filhos de Deus (Mt 5:43-48).
 
Deus odeia a crueldade egoísta de se exultar com as calamidades dos seus inimigos (Pv 17:5; Zc 1:15). A história inspirada do Velho Testamento mostra numerosos casos e até de nações que foram punidas pela satisfação deles ou na participação das dificuldades de outras nações (Sl 137:7-9; Jz 16:25-30; Mq 7:10; Is 10:5-15; Lm 4:21-22; Ez 26:2-3; Hc 1:5-11).
 
Entretanto, odiar os inimigos de Deus é diferente. Se você não está pessoalmente envolvido, você é encorajado a odiar os inimigos de Deus e a injustiça. Davi também escreveu, "Não aborreço eu, ó Senhor, aqueles que te aborrecem, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti? Aborreço-os com ódio completo; tenho-os por inimigos." (Sl 139:21-22).
 
Leitor, qual é a medida da sua nobreza e virtude por este provérbio? Você é tão segundo o coração de Deus quanto Davi? Você se entristece em ver os seus inimigos em dificuldade? De que forma você se compara com Jesus de Nazaré e de Estevão como diácono? Jesus orou por aqueles que O crucificavam, "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." (Lc 23:34). Estevão orou por aqueles que o apedrejavam, "Senhor, não lhes imputes este pecado." (At 7:60).
 
Se você quiser ser justo e sábio para agradar o abençoado Deus celestial, então o seu dever e privilégio é bem claro (Rm 12:17-21). Identifique os seus inimigos e ore por eles, agora! Determine no seu coração que você fará o que puder para ajudá-los, se você os encontrar em dificuldade. Determine em seu coração que você os cumprimentará cordialmente se você se encontrar com ele. Este é o caráter de Deus, e é o caráter de todos aqueles que verdadeiramente são Seus filhos.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!