" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - SÁBADO

22/06/2019 11:17
Provérbios 22:25
 
 
Para que não aprendas as suas veredas e tomes um laço para a tua alma.
 
 
O pecado é contagioso, mas não é uma virtude! Transferimos doenças uns aos outros, mas não a saúde! Amigos maus lhe corromperão; mas você nunca converterá amigos maus. Esta é uma lei da sabedoria e da natureza. O homem se desvia para o pecado, mas nunca para a virtude. Amizade e associação com pessoas más lhe ensinarão hábitos maus e prenderão a sua alma. Você é o reflexo das companhias que você frequenta.
 
O nosso provérbio está ligado ao anterior que condena a amizade com homens iracundos e a associação com homens furiosos (Pv 22:24). Raiva e fúria são características da tolice que revela o mau caráter de homens que não conseguem governar os seus espíritos (14:17; 16:32; Ec 7:9; Tg 1:19-20). Homens piedosos passam de largo dos caminhos de tais homens.
 
Homens irados e furiosos raramente têm amigos. Até pelos homens naturais eles são ressentidos. Mas a amizade faz vistas grossas ou desculpa os erros que você já desprezou. O amor é cego! O pecado então contagiará a sua conduta. Você começa fazendo justificativas para, em seguida, você ficar anestesiado e em breve você estará reagindo de forma exagerada como ele e ato contínuo você será como ele! Sua alma depravada agora pode alimentar esse novo hábito pecaminoso.
 
Uma das importantes lições de Salomão para o crescimento da sabedoria é o de evitar homens ímpios e maus (Pv 1:10-19; 4:14-17; 9:6; 13:20; 19:27). Veja os comentários de Provérbios 13:20. O seu pai Davi já tinha ensinado esta regra anteriormente (Sl 1:1; 26:4-5; 101:3-8; 119:63). Até mesmo governantes, com grande caráter e autoridade, devem evitar as más influências de maus conselheiros (Pv 25:5).
 
Esta lição tem sido observada pelos prudentes durante as suas vidas. Amigos sem princípios destroem a integridade dos justos. Os santos aprendem uma aproximação à vida carnal e prendem as suas almas com a pressão dos seus amigos para se comprometerem. Israel não destruiu as nações pagãs de Canaã e isso lhes custou caro (Sl 106:34-40).
 
Considere Salomão e os seus casamentos. Ele se aproximou de Faraó e casou com a filha dele (IRs 3:1). Apesar desse homem ter sido abençoado com grande sabedoria e escreveu este livro e os próximos dois, a mulher má na sua vida corrompeu sua sabedoria e arruinou a sua alma (IRs 11:1-11; Ec 7:26-29).
 
O casamento deve ser somente no Senhor (ICo 7:39; 11:11). Crentes devem casar com crentes e ambos devem ser estar compromissados, incendiados, totalmente dedicados como discípulos de Jesus Cristo conforme os padrões das Escrituras. Deus destruiu uma vez a terra com o dilúvio pelo fato que os filhos de Deus se casavam com as filhas do mundo (Gn 6:1-3).
 
Paulo fez a seguinte advertência, "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes." (ICo 15:33). Qual a razão do aviso contra a decepção? O seu coração enganoso lhe dirá que você pode continuar firme nas suas convicções com um amigo que não seja lá muito perfeito. Mas você não pode e você não conseguirá. Você está tentando proteger seus sentimentos tolos. Abandone os tolos e viva (Pv 9:6).
 
A nossa nação Norte Americana está obcecada com a comunhão ecumênica entre várias denominações e credos doutrinários, os quais são abominação para Deus. Não importa como soa o fato de 15.000 pagãos cantarem o hino "Maravilhosa Graça". Deus condena tais associações! Se um homem ou um anjo não adorar de acordo com o evangelho de Paulo, rejeite-o (Gl 1:6-9)! Brevemente o próprio Senhor fará isso e, por esta razão, seria melhor que você se antecipasse (ICo 16:22).
 
Os pais têm grande responsabilidade de protegerem os seus filhos das más companhias. Eles devem filtrar suas amizades e eliminar qualquer que não promova seu caráter e a sua conduta. Amizades no mesmo nível não tem valor algum. Se muitos pais praticassem esta regra, os tolos não teriam amigos, o que é seguro e apropriadamente justo.
 
Você quer um amigo que só lhe ensinará o caminho da justiça e da santidade? Deixe que o Senhor Jesus Cristo entrae para ter comunhão (Ap 3:20).
 
Ele dará doce alívio, conforto constante e sábio estímulo para a sua alma. E Ele nunca lhe deixará ou abandonará!

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!