" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - QUINTA FEIRA

22/02/2018 09:34
Provérbios 22:10
 
Lança fora ao escarnecedor, e se irá a contenda; e cessará a questão e a vergonha.
 
A paz é fácil! Lance fora os escarnecedores! Esta regra gloriosa se aplica às famílias, igrejas, escolas, negócios e nações. Se os escarnecedores são eliminados, as discussões e brigas e vergonha terminarão. Escarnecedores é a praga de qualquer unidade da sociedade, e eles devem ser rejeitados. Como execuções são apenas opções civis, use de qualquer outro meio para se livrar deles!
 
O que é um escarnecedor? É uma pessoa arrogante e obstinada que não aceita a correção, despreza a autoridade, e mostra desprezo para aqueles que tentam ensiná-los ou adverti-los. O escarnecedor é pior do que um tolo, pois a resistência arrogante é pior do que a ignorância teimosa (Pv 26:12). Um homem que desrespeita professores, ridiculariza a instrução, ou zomba de autoridades é um escarnecedor. Eles são mais comuns do que você pensa, e onde são permitidos usar da palavra, eles causam muitos problemas.
 
Zombadores orgulhosamente presumem que estão certos, e por isso recusam a correção ou os aviso. Eles preferem ensinar a aprender. Eles egoisticamente querem as coisas do seu jeito. Eles procuram por qualquer desculpa para rejeitar a instrução ou espinafrar professores. São notórios por se irritarem com as menores coisas para criticarem ou condenarem aqueles que são autoridades (Is 29:20-21). Eles não têm um espírito de justiça e não têm consciência da dor que causam aos outros.
 
Deus odeia os escarnecedores e Ele os destruirá! Obrigado, abençoado Deus! Leia o Seu severo aviso contra os escarnecedores dos dias de Isaías (Is 28:14-22). Os fariseus e outros líderes religiosos judaicos eram escarnecedores contumazes - ridicularizando Jesus Cristo e buscando qualquer coisa que pudessem usar contra Eles. Mas o Abençoado e único Potentado os trituraram até o pó sob as legiões romanas no ano 70 d.C (Mt 3:7-12; 21:41-46; 22:1-7).
 
Escarnecedores não merecem bondade, paciência ou verdade. Salomão avisou para que não perdessem tempo tratando com escarnecedores, porque isto só trazia brigas e vergonha (Pv 9:7-8; 14:7; 23:9; 26:4-5). Jesus os chamou de cachorros e porcos e severamente proibiu que lhes dessem as coisas preciosas da Sua palavra (Mt 7:6). Quando Lhe falaram que os fariseus haviam ficado ofendidos com os seus ensinamentos, Ele os condenou e aos seus seguidores à perpétua ignorância (Mt 15:12-14).
 
Você é um escarnecedor? É fácil cair nesse terrível pecado. Você ama os que o corrigem ou que lhes repreendem (Pv 9:8; Sl 141:5)? Você ama os seus mestres (Pv 12:1)? Você é rápido para reconhecer sua culpa e pedir desculpas? Você crê que é uma criança ignorante e que precisa de instrução? Você pode fácil e rapidamente perdoar as faltas daqueles que estão em autoridade sobre você?
 
Como é que você pode ter certeza de que você nunca escarnece? Não fala em particular ou pensa consigo mesmo idéias de rebelião contra aqueles que estão sobre você (Ec 10:20)? Lembre-se da regra de Salomão que a correção, instrução e repreensão são sabedoria (Pv 9:8-9; 12:1; 13:18; 25:12; 27:5). Escolha inclinar o seu ouvido e ouvir as palavras do sábio - aqueles que ocupam posição de autoridade e/ou instrução (Pv 5:1; 22:17). Aprenda a humildade e o desejo de Salomão por sabedoria quando Deus ofereceu a ele o que ele quisesse (IRs 3:5-13). Não desprezes o profetizar - negligenciando ou rejeitando a verdade de Deus dos Seus ministros (ITs 5:20; 2:13; IITm 4:3-4).
 
Você consegue identificar um escarnecedor? Existem mais deles por aí do que você possa imaginar. Você consegue detectar a linguagem do corpo e o movimento dos olhos que revela rebelião? Você consegue ver o ridicularizar a autoridade, o modo de falar desrespeitoso acerca dos professores, ou uma atitude arrogante a respeito de instrução e advertências? Qualquer resposta defensiva ou ofensiva ao ensino ou à correção indica um escarnecedor, porque um homem sábio se humilha pela admoestação e só consegue pensar em efetuar mudanças.
 
Muitos homens se casam com mulheres escarnecedoras, que desprezam a autoridade do marido, ridicularizam as suas idéias, mostram desprezo por ele diante dos filhos, e agem com arrogância como se soubessem como é a vida. Elas não conseguem nem imaginar um espírito obediente e calmo, nem mesmo nos seus melhores dias (IPe 3:3-4). Essas mulheres repulsivas arruínam a paz dos casamentos e dos lares e todos os bons homens e mulheres as desprezam (Pv 12:4; 19:13; 21:9,19; 25:24; 27:15-16; 30:21-23).
 
Pais! Vocês devem subjugar esta característica em seus filhos. Se você sente o cheiro de um escárnio diante de suas instruções, regras, avisos ou posição, você deve puni-los severamente. Você também não deve permitir isto com professores, pastores, empregadores ou governantes. Na opinião de Deus, uma criança que fala com leviandade a respeito dos seus pais ou zomba deles com os seus olhos são dignos de morte (Pv 20:20; 30:17; Dt 27:16). Se você tiver um adolescente ou um filho mais velho em casa lhe causando problemas, leia o provérbio e saiba exatamente o que fazer! Ponha ele para fora!
 
Qual é a resposta de Deus aos sindicatos do trabalho? Lance-os fora! Os governos deveriam destruí-los! Trabalhadores presunçosos, preguiçosos, rebeldes e incitadores deveriam morrer de fome. Deus colocou os senhores sobre os servos desde o princípio e a inteligência reunida de um sindicato não pode se igualar com um proprietário com capital que ganhou em risco. Se as instruções verbais e os avisos não conseguem obter resultados, o castigo físico funcionará, porque os trabalhadores tolos não conseguem nem mesmo imaginar o grande quadro de investimentos, riscos, retornos, taxas, competição, etc (Pv 29:19; Êx 21:20-21).
 
Deus ordenou o governo civil, e Ele colocou os governantes nas posições que ocupam, desde o policial até o presidente. Eles devem ser respeitados e obedecidos. O grande Deus considera aqueles que falam contra os governantes e desprezam as autoridades como sendo bestas animais precisando ser fuzilados! Ele os despreza pelas suas presunções arrogantes em pensar que eles têm a mínima idéia a respeito do que é administrar uma nação (Pv 24:21-22; IIPe 2:10-12; Jd 1:8-10).
 
Se uma igreja tem escarnecedores, deve lançá-los para fora! A paz voltará assim que o escarnecedor sair! Não há lugar para discussões, desprezo, contradições, maldade, rebeldia, ofensas, sublevação, disputas, arrogâncias, tumultos ou contrariedades nas igrejas de Cristo (Rm 1:29-31; ICo 5:11; 6:9-10; IICo 12:20-21; Gl 5:19-21; Jd 1:11). São ofensas dignas de exclusões e que não podem ser tolerados nos membros da igreja ou à mesa do Senhor.
 
Por inspiração, observação e experiência Salomão sabia o que funcionaria numa sociedade humana. Ele deu aqui uma preciosa regra para manter a paz no lar e em outros locais. Escarnecedores devem ser postos para fora. Você pode aplicar este provérbio a traços característicos em você mesmo e não permiti-la nos outros. Se um escarnecedor persistir, ele deve ser posto de lado.
 
A origem do escárnio é o diabo, que desprezou o seu cargo como o querubim ungido de Deus e pretendeu ser como o Próprio Deus (Is 14:12-14; Ez 28:13-15; ITm 3:6). Mas Deus o expulsou para o inferno para sempre e nos libertou da autoridade e das exigências dele (Lc 11:20-22; Cl 2:15). Jesus Cristo destruiu a obra do diabo, incluindo o seu próprio escárnio e rebelião (Hb 1:3; 2:14-15; Jo 3:8), Dê glória ao Seu glorioso nome!

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!