" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - DOMINGO

25/11/2018 11:00
Provérbios 25:17
 
 
 
Retira o pé da casa do teu próximo, para que se não enfade de ti e te aborreça.
 
 
 
Ter amizade inclui visitas e comunicações. Mas o excesso de um ou do outro pode ser um peso e estragar a amizade, da mesma forma que excesso de mel pode fazer você vomitar (Pv 25:16). O excesso pode levar ao desdém e ao ódio, por isso Salomão encoraja a temperança e a moderação, mesmo com amigos. Cortesia normal não é tão normal quanto desejaríamos! Mas deveria ser para os cristãos, que deve ser livre de qualquer ofensa a todos os homens, especialmente aos outros santos (ICo 10:32).
 
A nação norte americana tem duas versões para este provérbio, uma versão negativa e outra positiva. Dizem, "Muita intimidade cria desprezo," como um alerta contra o tempo excessivo com amigos; e, "A ausência faz o coração ficar mais carinhoso", ou como nós dizemos, "Longe dos olhos perto do coração", para indicar o valor do espaço para os amigos. Mas você pratica isto?
 
É fácil estender demais a sua visita, visitar ou telefonar ou enviar correspondência eletronicamente com muita frequência e falar demais. Essas intrusões podem ser um peso e conduzir ao ressentimento e ao ódio. O que você nunca faria a um estranho, pode facilmente fazer com um amigo. Faça um sério exame de si mesmo, caro leitor. Você é culpado dessas ofensas? O nosso provérbio de hoje é para os sábios.
 
As escrituras nos tornam sábios para a salvação (IITm 3:15), mas elas também nos ensinam a maravilhosa prática da sabedoria. Temos aqui um conselho precioso para nos ajudar a crescer em favor com os homens, como o fez o nosso Senhor Jesus (Lc 2:52). Ao invés de se preocupar a respeito de quem descobriu a Bolívia na escola, deveria existir aulas sobre ética social e sabedoria prática extraída dos Provérbios. Mas esse livro que teve origem no dedo de Deus é um tesouro para os Seus santos. Aprenda-o e se alegre!
 
A sabedoria contida nestas poucas palavras se equivale à solução de Salomão de dividir o bebê em duas partes (IRs 3:25)! Que grande conselho em palavras claras! O tolo pensa que os seus inúmeros chamados e muitas palavras são amizade, mas se admira de ter tão poucos amigos. Aqui está a resposta! O homem efeminado passa a vida murmurando com obscuras generalidades, mas Salomão chama a ofensa una causa verdadeira de ódio! Ame esse livro e este provérbio!
 
A facilidade de se comunicar torna mais necessária este provérbio do que nunca. No passado, uma caminhada de cinco quilômetros para visitar o seu amigo mais próximo desestimulava o excesso de visitações. Mas com carros, telefones, e-mails, mensagens de texto e mais tempo para o lazer, os fatores limitadores foram removidos. Hoje em dia, as pessoas, em seus carros, com um telefone celular presume que todos os outros estão esperando suas ligações!
 
Ah, caro leitor, não engane a si mesmo. Você não é nenhuma exceção a esta regra, mesmo que o seu coração pense assim. Suas chamadas e suas visitas não são mais preciosas do que dos outros, e entender isto claramente é salvar a si mesmo do ódio! E você vai aumentar o número de seus amigos! Seja sábio e erre por moderação ao invés de correr o risco de incorrer no desprezo deles!
 
Pare e pense! Existe um incômodo maior do que convidar visitas para jantar e ver que eles ficam até muito tarde, sem levar em conta a sua necessidade de fazer uma limpeza e para poder começar bem cedo na manhã seguinte já com as coisas adiantadas? O que é que você pode fazer quando você é o convidado? Simplesmente sugere que você deve se despedir, pois a noite é curta e permita que o seu anfitrião determine o quanto você pode ficar. Se eles concordarem com o seu pedido, saia e saiba que você é sábio. Se eles suplicarem a você para ficar, faça isso e cortesmente tente de novo uma hora mais tarde!
 
Verdadeiros amigos lembram que o tempo é precioso. Eles estão muito conscientes da existência de possíveis limitações de tempo por parte dos seus convidados. Só porque você está entediado por não ter nada para fazer, não significa que todos os outros estão sentados aguardando que o telefone toque! A sabedoria exige que você tenha uma grande consciência a respeito dos outros e das limitações de tempo deles. Não presuma!
 
Verdadeiros amigos mantêm uma noção de urgência. A vida é curta, e nunca sobram horas suficientes num dia. Para que tudo seja realizado nós precisamos que aquilo que precisa ser feito, o seja com uma noção de urgência. Uma ligação de cinco minutos uma vez por semana é um lembrete precioso de amizade. Uma hora de ligação, duas vezes por semana é um fardo que nenhum homem consegue aguentar cortesmente. Mantenha a conversação fluindo e desligue o mais rápido possível. Seja um verdadeiro amigo e preserve o amor do seu amigo para o futuro!
 
Dois amigos são melhores do que um, e a amizade é uma grande benção. Um conselho sincero de um amigo alegra o coração como o óleo e o perfume; e amigos devem ser preservados com grande cuidado (Pv 27:9-10). E o nosso provérbio não constrange nem minimiza tal amizade, ao contrário, aperfeiçoa-a e a protege! Não temos aqui nenhuma restrição de uma conversa calorosa e amistosa, senão o abuso do tempo pelos amigos presunçosos e inconscientes!
 
Se você está com muita vontade de se comunicar, ajoelhe-se e ore. O SENHOR tem uma mesa multifuncional livre só para você, mas os seus meros amigos mortais não o têm! E, andando e falando com o SENHOR, também lhe fará um bem maior, ainda.
 
Não há necessidade de precaução ou reserva em se chegar com ousadia ao trono da graça, pois Ele vive sempre como o seu Sumo Sacerdote. Ele exige a sua importunidade! E mesmo que você não possa acordar o seu amigo que está dormindo, você pode ter o Poder do Céu à sua disposição! Ele nunca está cansado de suas vindas, e Ele se aproximará cada vez mais de você com as muitas vindas! Não há ocasião melhor do que agora de se aproximar do Seu trono, pois Ele nunca pestaneja nem dorme. Vá sempre ao seu eterno Amigo, caro leitor, e seja ali consolado para sempre.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!