" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - DOMINGO

22/07/2018 10:30
Provérbios 22:15
 
 
A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela.
 
 
Os filhos chegaram programados. Não importa o quão doce e encantadores eles são considerados pelas suas mães, mas os seus corações estão vazios de sabedoria e cheios de tolices. Eles não conhecem nem desejam aquilo que é correto.
 
Davi falou a respeito de ter sido concebido em iniquidade (Sl 51:5), e ele nos disse que crianças contam mentiras a partir do seu nascimento (Sl 58:3). Pais sábios observam seus filhos mentirosos pelos gritos furiosos sem nenhuma razão - eles estão mentindo e/ou com raiva exigindo atenção.
 
As crianças são egoístas, voluntariosos, impacientes, preguiçosos, descontentes, mentirosos, convencidos, rebeldes, etc. Não precisam ser ensinadas estas coisas, e elas as conhecem instintivamente a partir do seu nascimento.
 
Sem treinamento, as crianças só conhecem os processos de pensamentos tolos e as reações à vida. Se não forem corrigidos e ensinados a sabedoria, eles continuarão seguindo esses erros para uma vida infernal. E a melhor e única maneira de corrigir e treinar é pelo uso da vara.
 
Uma vara reta, fina de madeira ou outro material que aplicado às costas pode causar dor moderada sem nenhum dano físico. Ela arde ao invés da pancada. É chamada a vara da correção, pois o seu objetivo é o de corrigir a tolice em cada criança.
 
Geralmente, na América do Norte, se utilizava o "hickory stick", ou seja, uma vara extraída de uma árvore ("hickory") bem conhecida naquela região, e desta forma nasceu a frase em inglês, "Reading, writing, and arithmetic, all taught to the tune of a hickory stick." (Ler, escrever e a matemática, tudo ensinado ao ritmo da vara de "hickory"). Considere o registro da Enciclopédia Britânica aplicada à fustigação em sua 14ª. Edição:
 
"FUSTIGAÇÃO é o método mais universal usado para punir crimes públicos, bem como os meios de preservar a disciplina familiar, doméstica, militar e acadêmica" (tradução livre).
 
Bob Dylan, um tolo, uma criança rebelde, escreveu (1964) "The Times They Are A-Changing." (Os tempos estão mudando). Os pais não batem tanto hoje em dia; e é claro, a frequência dos crimes públicos e a rebeldia em geral, especialmente entre os jovens, é muito maior. Mas a verdade não muda.
 
E a verdade é simples. A vara de correção salvará a criança do inferno nesta vida. Ainda, nos Estados Unidos, em alguns estados, executamos criminosos com pena de morte; mas muitos querem proibir as sovas, o que salvaria tais tolos de matarem a outros e, por este motivo, matarem a si mesmos (Pv 10:13; 13:24; 23:13-14; 26:3; 29:15).
 
Jesus nasceu sem a tolice, sem o pecado; Ele sempre obedeceu aos Seus pais (Lc 2:51). E o nosso Pai Celestial usa o castigo, como forma de correção, com todos os seus filhos (Hb 12:5-11).
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!