" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - DOMINGO

27/05/2018 10:00
Provérbios 27:13
 
 
Tome-se a roupa àquele que fica fiador por outrem; e, por penhor, àquele que se obriga por mulher estranha. 
 
 
Negociantes otimistas e os que correm riscos são financeiramente perigosos, como também os homens que vivem e brincam livremente com mulheres. Fique longe desses dois tipos. Não invista neles. Se você fizer uma transação com eles, busque obter o contrato mais seguro, pois eles estão ''descendo a ladeira''; e se você se juntar a eles, você irá pelo mesmo caminho, a não ser que você se proteja muito bem. Este provérbio tem um gêmeo (Pv 20:16), que duplica a advertência contra os homens imorais e que correm riscos.
 
Considere os termos. Uma fiança garante a obrigação para com terceiros, como se fosse um signatário conjunto de um empréstimo. A promessa ou o "Performance Bond", como é conhecido em inglês, é uma garantia de cumprimento de contrato de fornecimento de bens e serviços, que transmite confiança de que aquela pessoa vai realizar o contratado, ou que você poderá ser executado para cobrir quaisquer perdas eventuais garantidas. Uma roupa, neste contexto, é um exemplo de uma obrigação prometida no Velho Testamento - algo de valor que você recebe como se fosse um depósito de título de valor. Uma mulher estranha é qualquer mulher que pratica o sexo fora do casamento.
 
O rei Salomão advertiu o seu filho contra a prática de garantir dívidas assumidas por outros. Com um grande capital e uma ótima reputação, o príncipe facilmente se veria assumindo obrigações que poderiam obrigá-lo a cumprir. Considerando que os negócios de estado envolviam grandes obrigações com pesadas consequências, ele ensinou ao seu filho, com frequência, esta tentação e nós nos beneficiamos por estes repetidos avisos (Pv 6:1-5; 11:15; 17:18; 20:16; 22:26-27; 27:13).
 
Quando se fala de entrar em operações comerciais, Salomão ensinou o seu filho a avaliar o caráter e a integridade do homem pelas suas práticas de assumir riscos e dos seus relacionamentos com mulheres. Se o homem é um otimista insensato, que fornecia garantias a pessoas estranhas, então deveria ser exigido dele uma garantia adicional de forma a proteger qualquer operação. Se um homem for mulherengo ou adúltero, o mesmo conselho se aplica, porque, tanto numa prática ou na outra, essas eventualmente destruirão um homem (Pv 22:26-27; 5:8-10; 6:26), mas a adúltera anda à caça de vidas preciosas!
 
Homens sérios não precisam obter depósitos de segurança. Você pode entrar tranquilo em qualquer negócio com ele. Eles cumprem seus compromissos, atendem às suas obrigações e pagam as suas dívidas. Você pode contar com isto. A palavra deles é tão boa quanto um contrato - seu aperto de mão é tão bom quanto um depósito em garantia. Muitos negócios costumavam ser fechados dessa forma, até que os governos pararam de exigir cumprimento de contratos e de punirem devedores, ladrões e rompedores de acordos com a mesma seriedade que usavam anteriormente.
 
De que forma você pode encontrar e testar tais homens? Eles são prudentes em todos os seus negócios comerciais e evitam aventuras de risco e, por isso, raramente são atingidos por uma má operação (Pv 14:15; 22:3; 27:12). Eles riam de esquemas de correntes financeiras, zombam de programas que oferecem enriquecimentos rápidos, e fazem seguros de tudo que deveriam segurar. Homens com caráter forte conservam suas riquezas (Pv 11:16; 13:23; 18:9; 21:5,20; 28:19). Por esta razão, existe um oposto do provérbio, "É fácil separar o insensato do seu dinheiro." Se um homem preservou o seu capital, você então vai saber que encontrou um homem forte e sábio.
 
De que outra forma você vai encontrar homens para empreendimentos comerciais seguros? Observe o relacionamento deles com as mulheres. Se eles são adúlteros ou feras de festas, fique longe deles. Se você precisa ter uma relação com eles, exija um contrato bem amarrado ou uma garantia segura antes de fechar a sua negociação. Se tiverem pouco caráter ou consciência em questões pertinentes a amor, sexo e casamento, então não podem ser confiados em questões financeiras. Ademais, o modo de vida libidinoso eventualmente os destruirá de outras formas também. O adúltero e os prostituídos estão descendo para a morte e o inferno.
 
Qual é a lição a ser aprendida? Evite o otimismo insensato ou de assumir riscos próprios em questões financeiras. Pessimismo é uma virtude no mundo dos negócios envolvendo transações e investimentos (Pv 14:15; 22:3; 27:12) Examine tudo com cuidado e obtenha conselhos de outras pessoas entendidas em evitar problemas (Pv 15:22).
 
Existe alguma outra lição? Guarde o seu coração e a sua vida livre de mulheres prostituídas, pois o comprometimento moral e sexual trará problemas econômicos. O adultério comprova a alma insensata e destorce as prioridades, e as prostitutas nunca custaram pouco seja qual for o parâmetro (Pv 6:30-33; 23:27).
 
Tem mais alguma lição? Evite negociar com, ou se preocupar em obter garantias adicionais, de homens que são insensatos, ingênuos, otimistas, ou vãos faladores, em questões financeiras. Proteja-se a si mesmo ficando longe daqueles que assumem riscos, pois a insensatez deles vai levá-lo com eles.
 
Ainda existe outra lição? Evite fechar negócios com, ou se preocupar obter garantias adicionais de homens que brincam livremente com mulheres, pois demonstram falta de caráter, e eles também estão descendo na vida. Um homem que engana a sua mulher ou o marido de outra mulher, também vai lhe enganar logo, logo. Tome cuidado!
 
Pela graça e misericórdia de Deus, apesar dos eleitos terem sido estranhos para com Deus e tão infiéis quanto uma prostituta para com as questões celestiais, Ele enviou o Seu Filho unigênito para ser a nossa garantia do Seu contrato, aliança, promessa e testamento de vida eterna para eles (Hb 7:22; 8:6; 9:15; 12:22-24). E, por causa da Sua fidelidade e justiça, qualquer um deles pode confessar seus pecados a qualquer tempo e ser perdoado e limpo de todos eles (IJo 1:9). Você pode colocar toda a sua confiança Nele, pois só Ele é justo, perfeito e correto em todos os Seus caminhos.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!