" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - DOMINGO

25/02/2018 11:10
Provérbios 25:9
 
Pleiteia a tua causa com o teu próximo mesmo e não descubras o segredo de outro. 
 
Questões particulares e pessoais devem permanecer particulares e pessoais. Se você tem uma questão contra uma pessoa, trate disso com ela. Ninguém precisa saber, e contando a qualquer pessoa isto se tornará o pecado de fofocar, cochichar e espalhar boatos. Você não deve só guardar esta regra de sabedoria para você mesmo, como também deve ajudar outros a guardarem ela também (Pv 25:23).
 
Isto é valiosa sabedoria. Isto é uma condenação clara de um pecado popular. A maioria dos homens e das mulheres são tão egoístas e odientos, que preferem espalhar as suas desavenças com outros, ao invés de tratá-las diretamente com bondade. A maior parte das dissensões e das disputas entre homens é causada pela violação frequente deste simples provérbio (Pv 26:20).
 
Revelar informações particulares a respeito de uma pessoa é estuprar a reputação dela. É uma ofensa séria. Ela está resumida nos Dez Mandamentos em seu artigo sexto, "Não matarás", pois qualquer atividade odiosa contra outra pessoa quebra esta lei (Mt 5:21-22). Somente pessoas tolas ou más não têm nenhuma consideração pelo caráter ou reputação dos outros.
 
A quantidade e a severidade dos avisos contra este pecado na Bíblia provam o quanto Deus o odeia. Ele é tratado numerosas vezes nos dois testamentos (Lv 19:16; Sl 15:3; Rm 1:29-30). E Salomão frequentemente os condenou nos seguintes Provérbios (Pv 11:13; 20:19; 26:22).
 
Há dois tipos de causas com seus próximos. Ou eles o ofenderam por alguma ação deles, ou você os ofendeu por uma ação sua. Nos dois casos, a regra é a mesma: acerte a questão diretamente com eles. Não espalhe qualquer conhecimento da questão para mais ninguém. Tanto a bondade como a sabedoria guardará em segredo a questão entre os dois.
 
Jesus expandiu este provérbio de uma forma maravilhosa. Ele ensinou claramente a forma de agir quando alguém lhe ofende. Ele disse, "Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão." (Mt 18:15). Preste bem atenção às Suas palavras, que mantém em segredo a questão.
 
Ele também ensinou claramente a linha de ação quando você ofende alguém. Ele disse, "Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta." (Matt 5:23-24).
 
Se você não tem a glória de ignorar a ofensa pessoal dos outros (Pv 19:11), pelo menos demonstre um pouco de justiça ao manter as ofensas deles entre você e eles (Pv 17:9).
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!