" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - DOMINGO

18/08/2019 09:35
Provérbios 19:24
 
 
 
Um homem preguiçoso esconde a mão no peito e não a traz à boca novamente.
 
 
 
Pessoas preguiçosas amam conforto e odeiam esforço. Eles evitam o trabalho mesmo para comida. Eles querem que você trabalhe e os alimente. Salomão usou uma hipérbole sarcástica para ridicularizar homens preguiçosos. Eles dobram os braços para manter as mãos longe do trabalho, pois têm preguiça de se alimentar. Eles esperam que a comida caia em suas bocas. Um exagero? Sim, mas ele fez um ponto poderoso. 
 
Tão necessária é a lição para alguns homens, Salomão a repetiu em termos semelhantes ( Pv 26:15 ). Ele o alterou ligeiramente para dizer que os preguiçosos preguiçosos ficam tristes por ter que levantar as mãos novamente até a boca para comer. Incomoda e fere um homem preguiçoso para fazer qualquer esforço, mesmo para si mesmo. Programas de bem-estar social e pensamento de nações modernas e socialistas encorajam esse pecado.
 
Você ouviu: “Aquele vagabundo está sentado com os braços cruzados”. Com os braços cruzados, as mãos são seguradas contra o peito pelo braço oposto. Você já ouviu falar: "Ele fica de pé com as mãos nos bolsos." Pessoas preguiçosas não gostam de esforço, então colocam as mãos longe do trabalho. Davi até pediu ao Senhor para tirar a mão e usá-lo para ajudá-lo ( Sl 74:11 ). 
 
Uma grande ética do trabalho não se originou no homem. Deus trabalhou seis dias na criação do mundo, e o Seu exemplo deve ser bom o suficiente para você. Ele sabiamente ordenou que o trabalho é bom e deveria ser feito com zelo diligente. Antes que Adão pecasse, Deus lhe dera o trabalho de vestir e manter o jardim ( Gn 2:15 ). O trabalho não é uma maldição; é uma bênção.
 
A fome irá curar a preguiça. Os cheques de bem-estar estimulam a preguiça. Paulo ordenou que aqueles que não trabalhavam não comessem ( II Tessalonicenses 3:10 ), e Salomão advertiu que os preguiçosos implorariam na colheita e não receberiam nada ( Pv 20: 4 ). A caridade cristã não inclui os preguiçosos. Quando um homem é negado comida e conforto por tempo suficiente, ele irá trabalhar ( Pr 16:26 ). 
 
Os pais sábios aplicam essa sabedoria. Crianças e adolescentes não merecem comer, a menos que tenham trabalhado na escola, em um emprego ou em tarefas domésticas. Por que criar adultos preguiçosos? Consertar refeições e lanches quando eles não trabalham duro não é amor; é ódio cruel. Treine-os para trabalhar duro, trabalhar rápido e desfrutar de um trabalho bem feito. Eles serão bem sucedidos e terão muito o que comer.
 
Defina prioridades sábias para seus filhos. Uma ética de trabalho piedosa é mais valiosa do que as notas mais altas possíveis. A escola não é como o mundo real. A regurgitação acadêmica não é um bom preditor do sucesso na vida. Os professores são pagos para lisonjear e promover; mas os empregadores pagam e promovem apenas aqueles que produzem mais do que o esperado. Um 3,90 GPA contra um 3,50 é marginalmente desperdiçado em comparação com criatividade, diligência e responsabilidade extra-curriculares. 
 
Um lugar favorito para pessoas preguiçosas que seguram suas mãos em seus seios é na cama. O prazer de se acariciar por uma hora desnecessária de sono é demais para resistir. O sábio pregador viu esse amor do sono e o ridicularizou ( Pv 6: 9-10 ; 24: 30-34 ; 26:14). Os botões soneca nos despertadores são tolos. Levante-se, preguiçoso! Levante-se! O dia está perdendo! 
 
Uma vez que a pessoa comece a trilhar o caminho da preguiça, o trabalho se torna cada vez mais difícil. Uma atitude preguiçosa em relação ao trabalho fará com que você fique com sono ( Pv 19:15 ); os obstáculos parecerão muito mais difíceis ( Pv 15:19 ). A diligência começa no coração e na mente quando você escolhe gostar de trabalhar. A melhor maneira de lidar com um trabalho é começar agora, com intensidade. Não pense nisso. O trabalho duro é sua própria recompensa, mas você só conhece essa bênção ao trabalhar.
 
Já ouviu falar: "Estou cansado demais para consertar alguma coisa hoje à noite"? Mulheres virtuosas não dizem isso. Uma mulher se sentiria melhor e menos cansada se corresse até a cozinha e criativamente jantasse juntos. As próprias palavras e os pensamentos que as geram são mental e fisicamente incapacitantes. Não faça desculpas. Trabalhos! Você vai se sentir melhor e dormir melhor. 
 
Pessoas preguiçosas têm bênçãos, mas têm preguiça de aproveitar-se delas. Eles podem pegar caça na caça, mas estão cansados ​​demais para vesti-lo quando chegam em casa ( Pv 12:27 ). Uma oportunidade é assustadora para eles, pois provavelmente envolve mais do que dormir. Que pena! 
 
É claro que os preguiçosos sempre têm desculpas para não fazer muito. Eles falam dos perigos no trabalho ( Pv 22:13 ; 26:13) e de circunstâncias desfavoráveis ​​( Pv 20: 4 ). E sua preguiça arrogante resistirá até sete sábios dando boas respostas ( Pv 26:16 ). 
 
Salomão pôde ver um preguiçoso verificando seu campo ( Pv 24: 30-34 ). Caro leitor, quão limpo é o seu carro? Sua casa Seus armários? Sua mesa? Existe desordem em algum lugar? Por quê? Existe um leão no caminho? Está muito frio? Ou está dobrando suas mãos muito emocionante? Não deixe que nada o distraia do importante objetivo da diligência onde é mais necessário. 
 
Os cristãos devem odiar a indolência ( Rm 12:11 ). Seus bens e reputações devem refletir uma ética de trabalho piedosa. Em vez de dar as mãos no peito, as mãos devem ser colocadas em bom trabalho produtivo ( At 20: 34-35).; Efésios 4:28 ; I Ts 4: 11-12 ). Em vez de ociosidade que arruína as mulheres ( Ezequiel 16:49 ), deixe-as combinar com a mulher virtuosa ( Pv 31: 10-31 ; ITm 5: 13-14 ). 
 
A mãe do rei Lemuel descreveu a mulher virtuosa em detalhes ( Pv 31: 1-2 ). A medida mais importante dessa mulher perfeita foi seu trabalho diligente. Ela trabalha de bom grado com as mãos ( Pv 31:13 ). Ela rejeita atalhos ( Pv 31:14 ). Ela se levanta cedo ( Pv 31:15 ). Ela faz mais do que deveres domésticos ( Pv 31:16 , 20 , 24 ). Ela fortalece os braços para fazer ainda mais ( Pr 31:17). Suas mãos estão sempre ocupadas ( Pv 31: 19-20 ). Ela não está ociosa ( Pv 31:27 ). 
 
A Bíblia define o padrão para os homens também. Salomão promoveu Jeroboão, porque ele era diligente - ou diligentemente produtivo ( I Reis 11:28 ), cumprindo a recompensa da diligência ( Pv 22:29 ). Faraó perguntou a José se ele tinha irmãos excepcionais - homens de atividade - que administrassem seus grandes rebanhos ( Gn 47: 6 ). Homens sábios apreciarão o trabalho, pois é seu propósito e prazer na vida, e uma razão para não gostar da morte é a falta de trabalho ( Ec 9:10 ). 
 
O Senhor Jesus Cristo estava empenhado na obra que Deus lhe havia dado ( João 4:34 ; 9: 4 ;17: 4 ), e você deve ser grato por Ele e Sua diligente fidelidade em salvar sua alma. Deus promoveu-o sobre o universo e recompensou-o com alegria e prazer à sua direita. Você tem a oportunidade de ser espiritualmente diligente para Ele ( Hb 6: 11-12 ; II Pedro 1:10 ).

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!