" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - DOMINGO

23/06/2019 11:22
Provérbios 23:23
 
 
Compra a verdade e não a vendas; sim, a sabedoria, e a disciplina, e a prudência.
 
 
Você deveria adquirir quatro coisas hoje, e nenhuma loja os tem no estoque. Elas são verdade, sabedoria, instrução e entendimento. Você as deseja? O que você pagaria por elas?
 
Só existe uma forma de comprar alguma coisa - pagar por ela. Assim, adquirir a verdade exige o pagamento de um preço por ela. Todo o tipo de compra exige grau de prioridade nos seus desejos, pois nenhum homem tem condição de adquirir tudo. Você gasta os seus recursos limitados com as prioridades que você estabelece. E aqui Salomão diz para você colocar, verdade, sabedoria, instrução e entendimento no topo da sua lista (Pv 4:5,7; 16:16).
 
E tendo adquirido a sabedoria não a venda para ninguém - guarde-a. Outros lhe farão ofertas para adquiri-la de você. Como? Oferecendo-lhe prazeres ou distrações em troca da verdade. Salomão diz para você não dar nenhuma delas seja qual for a quantia (Pv 3:18; 14:13).
 
Qual é o custo? A verdade lhe custará amigos, pois a maioria prefere mentiras, superstições e tradição (Pv 13:20). A sabedoria lhe custará tranquilidade, pois somente os insensatos acreditam e fazem qualquer coisa que desejam. A instrução lhe custará o orgulho, pois você terá que aceitar a correção de outros. E o entendimento custará a sua paz, pois você conhecerá a insanidade do mundo (Ec 1:18).
 
Existem outros custos? Sim, o prazer rouba o tempo de aprendizagem; assim, abra mão de uma parcela do prazer. Riquezas roubam tempo, pois você terá que trabalhar mais horas em seu vão esforço de obtê-las. Deixe de lado a tola noção de ser rico (Pv 3:13-14; 8:10,19; 16:16). Estas quatro coisa só vem com dedicação e trabalho diligente (Pv 2:1-9; 18:1), por esta razão você terá que pagar o preço do esforço e do tempo.
 
Se você separar estas palavras pelas suas pequenas diferenças no sentido, você talvez seja capaz de ver as seguintes definições. Se você não puder, você vai ver Salomão amontoando coisas boas.
 
Verdade: Conhecimento certo, honesto e real a respeito de qualquer assunto. Sabedoria: Habilidade prudente para discernir e conhecer o que é certo. Instrução: Orientação e ensino de outros mais sábios do que você. Entendimento: Compreendendo o valor e o uso da verdade e da sabedoria.
 
O Livro de Provérbios foi inspirado com o objetivo de vender estas quatro coisas, e o preço para adquiri-los é de lê-los com frequência. Um capítulo de Provérbios por dia se enquadra no calendário e lhe ensinará muito. Portanto, leia e aplique-o diariamente (ação de comprar), e não pare o hábito (ação de não vender).
 
O nosso Senhor Jesus adquiriu sabedoria (Lc 2:52) até que ele dominou o mercado (Cl 2:3)! Caro leitor, siga o Seu santo exemplo, e Ele o abençoará sobrenaturalmente na sua realização.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!