"A OVELHA E A DRACMA"
A parábola da ovelha e da dracma perdidas
(Evangelho de Lucas cap.15 vers. 1-10)
E chegaram-se a Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir . 2- E os fariseus e os escribas murmuravam , dizendo : Este recebe pecadores , e come com eles. 3- E ele propôs esta parábola, dizendo : 4- Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a achá-la ? 5- E, achando-a põe sobre seus ombros , cheio de júbilo : 6- e, chegando à sua casa, convoca os amigos e vizinhos , dizendo-lhes : Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida . 7- Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. 8- Ou qual a mulher que, tendi dez dracmas, se perder uma dracma , não acende a candeia e varre a casa e busca com diligência até a achar ? 9- E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo : Alegrai-vos comigo ,porque já achei a dracma perdida. 10-Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
|
Lição aplicativa :
As três parábolas de Lucas 15 : A ovelha perdida : A dracma perdida e o Filho Pródigo Revelam que Deus é aquele que, no seu amor , busca pessoa perdida para salvá-la. Nela aprendemos : 1)-é de máxima importância para o coração de Deus a nossa busca dos perdidos ; 2)-tanto Deus quanto o céu se regozijam ,mesmo quando um só pecador se arrepende; 3)-nenhum labor ou sofrimento nosso é demasiado grande na busca dos perdidos para levá-los a Cristo . Deus e os anjos, no céu, têm tamanho amor e compaixão daqueles que estão no pecado e na morte espiritual que quando um só pecador se arrepende alegram-se manifestamente.
Dracma -é mencionada exclusivamente em Lucas 5:8 e seguinte no Novo Testamento. Era considerada como mais ou menos equivalente ao denarius romano . A moeda grega básica era a dracma. O denarius era a moeda romana básica. A moeda da Grécia continua ainda hoje sendo a dracma. |