" QUANDO CREMOS NA SALVAÇÃO DE NOSSAS ALMAS POR MEIO DE CRISTO JESUS, MEDIANTE A FÉ QUE NOS É DADA, ENTÃO PRATICAMOS AS BOAS OBRAS COMO CONSEQUÊNCIA DESTE FATO! " - Segunda Feira

27/10/2014 13:39

CAUSA, INSTRUMENTO E RESULTADO

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus...”
Ef 2.8,9

A salvação tem uma causa meritória e uma causa instrumental. A causa meritória é a graça, pois expressa a obra realizada por Cristo na cruz; a causa instrumental é a fé, ou seja, apropriamo-nos da salvação pela fé. Não somos salvos por causa da fé, mas mediante a fé. Três verdades podem ser destacadas acerca da salvação.

Primeiro, sua causa: a graça.

Segundo, seu instrumento: a fé.

Terceiro, sua consequência: as boas obras.

Somos salvos pela graça, mediante a fé, para as boas obras. Não somos salvos pelas obras que fazemos para Deus, mas pela obra que Cristo fez por nós na cruz. Não praticamos as boas obras para sermos aceitos por Deus, mas para evidenciarmos nossa aceitação pela graça. As boas obras não são a causa da salvação, mas o seu resultado.

Fomos salvos para as boas obras e não por causa das boas obras.

Graça, fé e boas obras constituem o tripé da nossa salvação. As três são realizadas pelo próprio Deus, pois a graça e a fé são operações de Deus em nós e as boas obras são operações de Deus através de nós. A salvação não é um caminho que abrimos da terra ao céu nem uma medalha de honra ao mérito. A salvação é uma obra exclusiva de Deus, pois tudo provém de Deus. É Deus quem opera em nós tanto o querer quanto o realizar.

ORE

Senhor amado, que esta verdade jamais venha a deixar de falar à minha consciência, para que jamais venha a desprezar tamanho benefício.

Em Nome de Jesus

Amém.

Referência para leitura: Efésios 2.1-22


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!