" OS FILHOS GERALMENTE REFLETIRÃO O QUE SEUS PAIS SÃO E ENSINAM, TANTO PELAS PALAVRAS COMO E PRINCIPALMENTE PELOS EXEMPLOS PRÁTICOS EXERCIDOS EM SUAS VIDAS, SOMOS ESPELHOS DE VIDA PARA OS NOSSOS FILHOS QUE ABSORVERÃO O QUE REFLETIMOS. " - Sexta Feira

29/03/2013 09:16

 

EDUCANDO OS FILHOS PARA DEUS

“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão 
no teu coração e tu as inculcarás a teus filhos...”
Dt 6.6,7

O teólogo Albert Schweitzer disse que o exemplo não é apenas uma forma de ensinar, mas a única forma eficaz de fazê-lo. A educação cristã começa no lar e a vida dos pais é o livro texto. Antes de os pais inculcarem nos filhos as verdades cristãs, precisam esculpi-las em seu próprio coração. A vida fala mais alto do que as palavras. O exemplo é mais eloquente do que os discursos.

A Bíblia diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Pv 22.6). Não é ensinar o caminho que a criança quer andar, nem ensinar o caminho que deve andar, mas ensinar no caminho. Isso significa ensinar por meio do exemplo. O ensino, porém, não se dá apenas por meio do exemplo. É preciso, também, um esforço deliberado para inculcar as verdades de Deus na mente dos filhos.

Isso passa por uma repetição constante das mesmas verdades eternas. Isso demanda trabalho, esforço e perseverança. Os pais não podem terceirizar a educação espiritual dos filhos. Cabe a eles educá-los na disciplina e na admoestação do Senhor, sabendo que no Senhor seu trabalho não é em vão.

ORE

Pai querido, vivemos tempos difíceis em que lares têm se fragmentado cada vez mais. Guarda a minha família de todos os ataques diabólicos e em santidade.

Em nome de Jesus.

Amém.