" O CASAMENTO É O COMPLEMENTO DE UM SER PARA COM O OUTRO - QUANDO ESTA INSTITUIÇÃO É DIRIGIDA TOTALMENTE POR DEUS - O SEU CRIADOR " Parte 33

15/06/2012 16:55

 

 A Família Participando Da Obra De Deus  - Parte 33
 
 
O Padrão Divino Para 0 Culto Doméstico
 
 
Objetivo : Uma das práticas menos desenvolvitias nos lares brasileiros é o culto doméstico. Talvez essa seja a razão de tantos lares fracos e doentios. Como rea­lizar um, qual a sua importância, e resul­tados?
 
MEMORIZAR: " Sejam agradáveis as pa­lavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e libertador meu!" 
Salmos 19: 14
 
Texto : Atos 10: 19-33
 
Não se pode entender um lar essencialmente cristão sem a prática do culto familiar. Isto porque; a entronização de Deus no seio da família é a coi­sa mais importante na instituição do lar.
 
Quando o casal compreende este dever, está permitindo que suas vidas sejam fortalecidas através do encontro diário com Deus, e dando a seus filhos a maior oportunidade de conhecerem ao Deus verdadeiro. 
 
A prática do culto doméstico habituará os filhos a um convívio diário com a Palavra de Deus, e levará a uma vida de comunhão, fortalecidos pela experiência diária do louvor e da adoração. É uma prática salutar, indispensável hoje, como foi no passado e que deverá continuar no futuro, até Jesus voltar.
 
A igreja primitiva nasceu nos lares, e ainda hoje a igreja deve ser a conti­nuidade de lares bem ajustados à luz da divina Palavra. 0 lar bem alicerçado é aquele que tem Cristo como a pedra principal, na qual se apóia. 0 culto fami­liar ajuda a família solidificar-se nesse fundamento inabalável. A leitura bíbli­ca, a oração e o louvor são como estacas que se firmam nessa rocha, Jesus Cristo. 0 conhecimento das Sagradas Escrituras deve começar no lar, porque assim é a ordenança divina.
 
Em Deuteronômio 6:7 existe a expressão: "e as INTIMARÁS a teus filhos", essa expressão no hebraico original quer dizer: "Ordenarás o conhe­cimento. . . ".
Intimar significa: notificar, fazer conhecer com assiduidade, empregar energia, ensinar com diligência. 
 
Tudo isso é o que Deus requer dos pais no tocante a transmissão da Palavra de Deus aos filhos; que ela seja ensinada com diligência. É errado pensar que lugar de culto é somente no templo (igreja).
 
A igreja é uma extensão do lar, logo o culto deve começar no lar.
 
0 fra­casso de muitas vidas está no fato de que nunca tiveram um contato com a Palavra de Deus no seio da família. Por isso, muitas igrejas estão fracassadas porque as famílias nunca experimentaram um real encontro com Deus em seus lares.
Nossas escolas dominicais seriam muito mais freqüentadas, se hou­vesse em cada lar um culto doméstico.