" A MAIOR DAS BATALHAS QUE TEMOS A COMBATER, AO CONHECERMOS À CRISTO, É A QUE SE FARÁ EM NOSSO INTERIOR, EM NOSSA MENTE, CONTRA O NOSSO PRÓPRIO EU " - Quinta feira

17/04/2014 06:48

UMA CONVERSA NO ESPELHO

“Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo”
Sl 116.7

A pessoa mais difícil de lidar na vida é aquela que vemos diante do espelho. O discurso mais árduo de pronunciar é aquele que dirigimos à nossa própria alma. A exortação mais urgente deve ser dirigida à nossa própria alma. A introspecção é uma viagem difícil de fazer. Olhar para dentro é mais difícil do que olhar para fora. É mais fácil falar para uma multidão do que conversar com a sua própria alma. É mais fácil exortar os outros do que exortar a nós mesmos. É mais fácil consolar os aflitos, do que encorajar-nos a nós mesmos.

Não é fácil conversar com aquele que vemos diante do espelho. O salmista um dia estava muito triste e percebeu que precisava endereçar sua voz não para fora, mas para dentro. Então disse: “Por que estás abatida ó minha alma, espera em Deus, pois ainda o louvarei”. A tristeza não vai durar para sempre. Devemos levantar nossos olhos e saber que Deus está no controle da situação, ainda que agora isso não seja percebido.

O louvor e não o gemido; a alegria e não o choro é que nos espera pela frente. Podemos, então, dizer como o salmista: “Volta minha alma ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo”. Não alarme os outros com suas angústias, console a você mesmo com as mesmas consolações que vêm de Deus.

ORE

Pai amado e querido Deus, me ensine a doutrinar a minha alma em relação ao seu consolo e ao seu cuidado, dirigido pelo Teu Espírito Santo - O Outro Consolador.

Em Nome de Jesus

Amém.

Referência para leitura: Sl 116.1-19