" O CASAMENTO É O COMPLEMENTO DE UM SER PARA COM O OUTRO - QUANDO ESTA INSTITUIÇÃO É DIRIGIDA TOTALMENTE POR DEUS - O SEU CRIADOR " Parte 11

25/02/2012 09:41

 

O Padrão Divino Para O Lar - PARTE 11
 
 
O LAR E SUA IMPORTÀNCIA PARA A SOCIEDADE -  ( 2 Crônicas17.1-10 )
 
No caso de Abraan Lincoln, sua infância desenvolveu-se num ambiente cristão. Seus pais eram batista, e consta que enquanto viveu naquela fazenda jamais faltou a uma Escola Dominical. Seu pai, um lenhador, sua mãe uma piedosa matrona, desde cedo o ensinaram a orar. E foi com oração que aquele grande estadista conseguiu unificar seus país. 
 
Diariamente ao entrar em seu gabinete presidencial, a primeira coisa que Abraão Lincoln fazia era ler a Bí­blia e depois ajoelhar-se para orar. Certa vez um dos ministros entrou naquele gabinete e ouviu Lincoln orando e dizendo: Senhor, ainda que minha vida sirva de holocausto, une esta pátria, sem o que, não haverá felicidade para a sociedade americana". Na verdade sua vida foi um holocausto, pois foi assassinado por João Booth, um fanático inimigo de seu governo. Todavia tornou-se o expoente máximo da democracia com seu conceito exposto no discurso feito em Gettysburg, como o "governo do povo pelo povo e para o povo,
 
A sociedade americana dependeu muito daquele lar onde Lincoln nas­ceu e foi educado. 0 lar verdadeiro imprime, em seus descendentes, valores que se perpetuam de geração para geração. 0 tipo de educação que dermos a nossos filhos dentro de nossos lares, ajudará a desenvolverem bons hábitos, senso de responsabilidade, obrigação, amor, lealdade e respeito para com os outros. (II Tm 1:3-5)
 
Lares assim é o que precisamos hoje, onde mães como Eunice e avós como Loide, imprimam ( ensinem ) valores espirituais em seus filhos, que possam vir a ser grandes estadistas e ministros do evangelho em nossas ciedades contemporânea.
 
No caso do rei Josafá, observamos que ele procurou dar continuidade à restauração promovida por seu pai, o rei Asa, que aboliu a idolatria em Judá e restaurou o culto ao Senhor. 
 
A expressão "ando nos primeiros caminhos de Davi, seu pai", o identifica com o predecessor do reino messiânico e legítimo herdeiro da casa de Daví. 
 
Seu coração temente a Deus, fê-lo grande apai­xonado pela lei do Senhor, a ponto de enviar por toda a terra de Judá, ho­mens que iam ensinando a lei do Senhor ao povo. 
( 2 Crônicas - 17 )
 
Enquanto em Israel, Acabe, o pior de todos os reis, implantara a idolatria e desviava o povo de Deus, em Judá, Jeosafá estava promovendo uma reforma religiosa em profundidade, porque seu coração estava inclinado para Deus e o exemplo de seu pai era seguido a risca.
 
É de homens formados em lares cujos os pais  são tementes a Deus , que precisamos para os dias de hoje também.
 
Conclusão:
 
Se o lar é oficina de Deus, se os pais são as ferramentas que Deus quer usar para a formação de seus filhos, se nossa sociedade clama por homens justos e tementes a Deus, qual deve ser a nossa posição diante de tamanhos desafios?
 
Fazer de nossos lares um altar, onde o holocausto de nossas vidas sirva de testemunho fiel para a glorificação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
E ainda ressaltando que: devemos manter os mesmos  princípios estabelecidos para o nosso lar, na igreja de Cristo, independente da época em que vivemos. " O temor do Senhor  (ainda continua sendo)  é o princípio de toda sabedoria". ( Prov. 1:7; 9:10 )