" NÃO SE DEIXEM LEVAR POR DOUTRINAS DAQUELES QUE POR NÃO COMPREENDEREM AS ESCRITURAS DISTORCEM SUAS INTERPRETAÇÕES PARA SUA PRÓPRIA CONDENAÇÃO "
26/12/2011 12:13
DEUS EM TRÊS - ( 1 jOÃO 5:7 ) - JFA REVISTA E CORRIGIDA
" Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a palavra, e o Espírito Santo e estes três são um".
Entre os atributos de Deus que parcialmente compartilhamos — amor, sabedoria, poder, entre outros — e os que não compartilhamos. Aqueles conseguimos entender, porém estes não. Podemos compreender o que significa a autoexistência de Deus, Sua autossuficiência e Sua eternidade, mas até certo ponto.
É possível expressá-los de forma negativa, mostrando que Deus não tem origem, não precisa de nada, nunca deixará de existir e não muda. Todavia, é difícil entender o que essas características significam por si mesmas. Logo, as primeiras respostas para quem é Deus e como Ele é são modestas.
Há atributos divinos que conseguimos depreender melhor. Contudo, primeiro, vamos analisar mais uma questão problemática: a Trindade.
Deus, embora seja único, subsiste em três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
A Palavra Trindade não está na Bíblia. Ela deriva do vocábulo latino trinitas, que significa estar em três. Embora o termo não conste nas Escrituras, a ideia trinitária está presente nelas e é de grande importância. Tal relevância se deve ao fato de que não poderá haver uma bênção real sobre nós ou sobre nosso trabalho se negligenciarmos qualquer uma das pessoas da Trindade e também se sermos coniventes ( prevaricadores ) com quem professa tais doutrinas ( 2 João 8,9,10,e 11 ).
Para alguns, a dificuldade de compreender como Deus pode ser um e três ao mesmo tempo é razão suficiente para rejeitarem a doutrina. ( Romanos 11 : 33 a 36 ).
Tais pessoas com frequência reclamam que a teologia deveria ser simples, porque a simplicidade é bonita, Deus é belo etc.
No entanto, esse é um entendimento errado da realidade e da natureza de Deus reveladas a nós na Bíblia.
Por que a realidade deve ser simples? Na verdade, como C. S. Lewis ressaltou em Cristianismo puro e simples, o que acontece em geral é que "a realidade, além de complicada, é quase sempre estranha. Não é precisa, nem óbvia, nem previsível. [ ... ] A realidade, com efeito, é algo que ninguém poderia adivinhar" (LEwis, 2008, p. 55).
Isso é verdadeiro em relação a coisas triviais — uma mesa e uma cadeira, por exemplo. Elas parecem elementares; contudo, se tivermos de falar sobre sua constituição de átomos e as forças que mantêm esses átomos unidos, percebemos que mesmo essas coisas supostamente simples vão além da nossa compreensão.
Coisas mais complexas transcendem ainda mais nossa percepção. Assim sendo, o fabricante da mesa e da cadeira é mais complicado do que os objetos que ele produziu, e Deus, que criou o fabricante, deve ser o mais complicado e incompreensível de todos.
TRÊS PESSOAS
Deus nos revelou um pouco de Sua complexidade na doutrina da Trindade. O que sabemos sobre ela só sabemos por causa da revelação de Deus na Bíblia, e mesmo assim não o canhecemos muito bem. Na verdade tendemos tanto a cometer erros quando lidamos com esse assunto que precisamos ser extremamente cuidadosos, para não irmos além ou interpretarmos de forma errada o que encontramos nas Escrituras.
O primeiro ponto a ser destacado é que os cristãos creem, tanto quanto os judeus , que só há um Deus. Os cristãos também creem na Trindade e foram de modo errôneo; acusados de crer em três deuses, o que seria uma forma de politeísmo.
É verdade que os cristãos veem uma pluralidade na manifestação de Deus. No entanto, isso não é politeísmo. Cristãos assim como Judeus são monoteístas, isto é, creem em um só Deus
Sendo assim, recitamos, como o judeu:
"Ouça, ó Israel: O Senhor é nosso Deus - o SENHOR SOMENTE! Você deve amar o Senhor nosso Deus de todo o coração, de toda a alma e com todas as forças. E você deve meditar sempre nestes mandamentos que hoje estou ordenando -os quais você deve ensinar aos seus filhos. É preciso que você converse sobre estas leis quando estiver em casa, quando estiver andando por algum caminho, na hora de dormir e logo ao despertar! Amarre estes mandamentos nos dedos, como constante lembrete, fixe todos eles na sua testa, bem como nos batentes das portas da sua casa! ( Deuteronômio - 6 : 4 - 9 )
Nessa passagem, em linguagem mais clara está o ensinamento de que Deus é um,e isso deve ser conhecido por seu povo, falado por ele e ensinado a seus filhos. A mesma verdade consta no Novo testamento, que é unicamente cristão, Lemos que: "O idolo nada é no mundo e e que não há outro Deus, senão um só "(1 Co 8 : 4 ) Somos lembrados do fato de que " há um só Deus e Pai de todos , o qual é sobre todos, e por todos e em todos " ( Ef. 4 : 6 ). Tiago declarou: Tú crês que há um só Deus? Fazes bem ( Tg 2 : 19 ).
Tem se argumentado que, já que os versículos 4 a 9 de Deuteronômio 6 começam com Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR, a Trindade estaria excluída. Contudo, nesse texto, a palavra para único é echad, que significa não um em isolamento, porém um em unidade.
De fato, esse termo nunca é usado na Bíblia hebraica referindo-se a uma entidade singular. Ele é empregado para aludir a um cacho de uvas, por exemplo, ou para mostrar que o povo de Israel respondeu como um só povo.
Após Deus ter criado uma esposa para Adão, este disse:
" Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne, esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne ".
Gênesis 2.23,24
De novo, a palavra traduzida como uma é echad. Não se sugere que o homem e a mulher se transformariam em uma única pessoa, mas uma só carne; estariam unidos como um só. De modo semelhante, Deus é um Deus, entretanto se manifesta em três pessoas.
Uma de nossas dificuldades é que não temos uma palavra adequada em nossa língua para expressar a natureza das diferentes existências dentro da Trindade. O melhor termo de que dispomos é pessoa, derivado da palavra latina persona, que significa a máscara que um ator usava quando representava um personagem num drama grego.
Todavia, quando falamos em máscara, já nos desviamos do sentido que pretendemos, pois não devemos pensar nas três pessoas concernentes a Deus como uma forma pela qual Ele de vez em quando representa a si mesmo para os seres humanos. Esse erro em particular é conhecido como modalismo ou sabelianismo, originário do nome do homem ( Sabélio ) que popularizou a ideia na história da Igreja em meados do terceiro século.
A palavra mais usada na língua grega era homoousios, que literalmente significa um ser.
No entanto, de novo, isso induz ao erro se começamos a pensar que há três seres distintos com naturezas diferentes dentro da Trindade.
Calvino não gostava de nenhuma dessas palavras. Ele preferia o vocábulo subsistência.
Contudo, mesmo sendo provavelmente bem escolhido, o termo não transmite muito significado à maioria dos leitores do nosso século.
Na verdade, a palavra pessoa está adequada, enquanto entendemos o que queremos mostrar com ela. No discurso coloquial, a palavra denota um ser humano, portanto alguém que é um indivíduo único. Temos esse conceito em mente quando falamos de despersonalizar alguém.
Todavia, esse não é o significado da palavra como é usada em teologia. O ser existe independente do corpo carnal. Podemos, por exemplo, perder um braço ou uma perna em um acidente, contudo ainda seremos a mesma pessoa com todas as marcas da personalidade.
Além disso, pelo menos de acordo com o ensinamento cristão, mesmo quando morremos e nosso corpo entra em decomposição ainda somos pessoas, pois o espírito, no qual está a vida, é eterno. Então, estamos falando de um senso de existência que se expressa em conhecimento, sentimento e vontade.
Assim, há três pessoas ou subsistências em Deus, cada uma com conhecimento, sentimento e vontade. Entretanto, mesmo considerando esse entendimento, saímos da percepção adequada, pois, no caso de Deus, conhecimento, sentimento e vontade de cada pessoa que compõe a Trindade — Pai, Filho e Espírito Santo — são idênticos.