" SÓ AQUELES QUE TEM OS OUVIDOS ESPIRITUAIS ABERTOS OUVEM A VERDADEIRA VOZ DO ÚNICO E SOBERANO DEUS "

16/11/2011 09:06

 

Conhecendo a Voz de Deus

 

Muitas pessoas se perguntam hoje se Deus ainda fala aos crentes.Esta questão é objeto de numerosos livros, artigos e palestras. Se Ele se comunica diretamente para seus seguidores, como ele faz isso? 

Podemos conhecer se a mensagem é realmente dele?

O Senhor nos fala através do Espírito Santo. Ele é a terceira pessoa da Trindade, co-igualdade com Deus Pai e Deus Filho. O Espírito de Deus habita dentro de cada cristão, como Jesus prometeu em João 14 : "Se me amais, guardareis os meus mandamentos. Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, para que Ele possa estar com vocês  para sempre, que é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em você. "(vv. 15-17, grifo nosso).

O livro de Atos registra várias ocasiões quando o Espírito Santo falou com Paulo e Pedro. Não se pode negar que os homens tinham um dom especial e um chamado sobre suas vidas. Eles eram apóstolos, homens escolhidos a dedo por Cristo a propagar o evangelho no mundo inteiro. Mas o mesmo Espírito Santo que habita nos homens vive dentro de cada crente hoje. Assim como eles precisavam de direção de Deus em momentos críticos em suas vidas, também precisamos de orientação divina.

Em suas cartas aos cristãos de Roma e Galácia, o apóstolo Paulo refere-se aos crentes como "conduzido pelo Espírito" ( Rom 8:14. ; . Gal 5:18 ). Seria difícil levar alguém com quem você não esta se comunicando. O mesmo é verdadeiro para o Espírito Santo. Se vamos ser guiados por Ele, só podemos concluir que Ele está mais do que disposto e capaz de falar conosco.

Como o Senhor Jesus Cristo, o Espírito é igualmente Deus, e Ele livremente se submete à vontade do Pai. Jesus explicou que "quando Ele, o Espírito da verdade vier, Ele vos guiará a toda a verdade, porque Ele não falará por iniciativa própria, mas tudo o que Ele ouve, Ele vai falar, e Ele irá revelar a você o que há de vir "( João 16:13 ).  

Há três coisas importantes que este versículo nos ensina:

1. O Espírito Santo é confiável.

A terceira pessoa da Santíssima Trindade é chamado O Espírito da verdade. Ele leva os crentes à verdade, e isso faz dele confiável. Além disso, Ele é um com o Pai e enviado por ele.

2. O Espírito Santo nos guiará.

Jesus não disse que O Consolador, ou "conselheiro", teria o controle sobre nós, mas sim, o Senhor disse que Seu Espírito nos guiaria.

Concedido, pode haver momentos em que desejamos que Deus  venha tomar conta de nossas vidas e de todas as escolhas que fazemos. Mas Ele não faz e nunca fará. Nós possuímos a capacidade de seguir voluntariamente Sua direção. Como resultado, seremos sempre responsáveis ​​por nossas palavras e ações.

O Espírito ajuda os crentes discernir entre o que é verdadeiro e falso, sábio e insensato, certo e errado. Cada dia é cheio de decisões. 

A maioria dos nossos problemas e preocupações para resolver, não se encontram explícitos  especialmente nas Escrituras, por exemplo, escola Onde devo estudar? Que trabalho devo exercer? Devemos vender a nossa casa ou mudar para outra cidade? E estas são apenas algumas das questões difíceis da vida. Muitas vezes precisamos de ajuda para encontrar o nosso caminho.

Como você lida com os detalhes da vida cotidiana, Deus usa o Seu Espírito para guiá-lo. Por meio dele, o Senhor oferece o discernimento que você precisa para fazer ambas as escolhas grandes e pequenas. À medida que você desenvolver uma maior sensibilidade à Sua inspiração, você vai se preocupar muito menos sobre as decisões que confronta você.

3. O Espírito Santo é "porta-voz" de Deus.

Deus escolheu para se comunicar com Seus filhos por meio de Seu Espírito. Porque Ele habita dentro dos crentes, o Espírito Santo tem acesso direto aos nossos corações, mentes e espíritos. Quando Deus escolhe para falar diretamente com você, ele será sempre através deste Conselheiro divino. Mesmo lendo a Bíblia deve ser uma atividade em que convidamos Ele para que nos conduza.

Conhecer a voz de Deus através do Seu Espírito é algo que aprendemos ao longo do tempo. Este reconhecimento exige que vivamos dia a dia em submissão ao Senhor, deixando separado também um tempo para acalmar nossas mentes e nossos corpos. 

Também devemos ir a Ele regularmente durante todo o dia, no meio das nossas tarefas e obrigações, alegrias e preocupações. Eventualmente, nós viremos a conhecer a Sua voz tão bem que vamos ser capaz de ouvi-lo mesmo nas circunstâncias mais difíceis e ocupacionais.

Deus fala aos crentes? É melhor acreditar. 

A verdadeira questão é se estamos dispostos a ouvi-lo. 

E você está ?