"SEGUINDO A LONGA JORNADA - Quinta-feira"

27/07/2011 10:35

 O peregrino

HEBREUS 12.1-13

... corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus. (Hb 12.1,2.)

Cada passo dado, sob o jugo de Jesus,
É suave e doce, mesmo sob a cruz.
Em sua companhia, marcho pela fé,
Triunfando sempre, prosseguindo até
O alvo demarcado, em Cristo alicerçado,
Não olhando para o lado,
Mas com o coração na Palavra atrelado,
Vou caminhando, barreiras derrubando,
Inimigos vencendo; não paro, prossigo correndo,
Banhado de luz, olhando Jesus.

John Bunyan escreveu o livro O Peregrino numa masmorra. Apesar da sua limitação, seu coração e seu pensamento não estavam presos. Ele podia, numa visão gloriosa, contemplar a jornada do “Cristão”, indo desde a “Cidade do Pecado” até à “Cidade Celestial”. Uma longa caminhada, cheia de perigos, tentações e desafios. O gigante da Dúvida, no castelo do Desespero, o Engano, os apelos da Feira da Vaidade, a perseguição do Maligno todo o tempo, o martírio de Fiel, companheiro de jornada do Cristão, estes foram alguns obstáculos vencidos pela fé. E a Bíblia diz que a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem (Hb 11.1). É pela fé que vencemos o mundo e, com seu escudo, apagamos os dardos inflamados do inimigo.

Olhe para frente e para o alto, sem tirar os olhos de Jesus, o nosso vivo e santo caminho, pois esse é o nosso lema. Esteja certo de que, vitoriosos, chegaremos à Cidade Celestial, onde o Senhor nos aguarda! Aleluia!

Pai celeste, como é maravilhoso saber que tu és o nosso companheiro de viagem; e que jamais nos deixas só.

Muito obrigado por essa certeza.

Amém.