" O VERDADEIRO PRAZER ESTÁ EM MEDITAR E PRATICAR A PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS "

18/10/2011 10:58

 

 

AS ESCOLHAS DE HOJE,  DETERMINAM O NOSSO AMANHÃ  

 

“Maldito o homem que depende de outro homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor, ele é como um arbusto solitário no deserto, morará nos lugares secos e na terra salgada. Bendito o homem que depende do Senhor e cuja esperança é o Senhor; ele é como árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto” (Jr 17.5-8).

  

Dois homens diferentes são comparados com duas plantas distintas. Ao ler esses versículos, desejei estudar mais sobre as árvores e raízes para poder compreendê-los melhor.

   Aprendi que as duas árvores usadas no exemplo são de famílias diferentes no reino vegetal. Os arbustos pertencem ao grupo das “Gimnospermas”. Estas não frutificam. A árvore plantada junto às águas é certamente do grupo das “Angiospermas”, pois é o único grupo cujas espécies dão frutos.

   Uma outra característica dos arbustos é que eles são “Gnetáceos”. Estas espécies possuem um gênero chamado “Welwitschia mirabilis”, composto por espécies geralmente encontradas nos desertos africanos. Então, creio que esse gênero é o que foi citado no exemplo.

   As duas árvores possuem raízes próprias e todo ser humano tem uma raiz chamada “prazer”. Saiba onde está o seu prazer, ali está a sua dependência.

   Então, em qual solo a sua raiz está firmada?

No que está o seu prazer?

Por quem você se definiu?

De quem você está dependendo, de Deus, dos homens ou de você mesmo?

   Os dois tipos de árvores possuem raízes, diferentes, mas próprias para o solo para o qual elas foram criadas para habitarem. O que tem acontecido com os jovens do mundo é que eles estão tentando viver no mundo com as raízes que deveriam ser fixadas em Deus. Isto é, estão buscando no mundo uma satisfação e prazeres que só serão completamente saciados em Deus.

   As duas árvores estão fixadas em solos diferentes. O arbusto existe para estar naquele solo seco, mas você e eu fomos criados para sermos árvores grandes, lindas, supridas e frutíferas. O único arbusto deve ser o diabo. Vamos deixá-lo no inferno e vamos povoar o céu, desfrutando de um pouco dele já durante esta nossa passagem pela terra.

   Sabemos pela Palavra de Deus que todos nós fomos criados, escolhidos e chamados para frutificar (Jo 15.16). Deus nos criou para vivermos em lugares de abundância e não em lugares secos, como um deserto.

   Jovem, o mundo é uma ilusão. No início, parece ser uma floresta maravilhosa, mas aos poucos satanás vai desmatando, a seca do inferno vai aumentando e a poluição das influencias negativas alcança os jovens e os mata precocemente, ou então, deixa-os sozinho, porque seus amigos são só interesseiros. Mas, ainda que na terra envelheça a raiz, ainda que pense que não há mais razão para viver, ao cheiro das águas brotará e como planta nova florescerá” (Jo 14.8-9), pois ainda que o seu pai e sua mãe o abandonem, Deus não o abandona (Is 49.15), mas a mão dEle está estendida para você sempre, independente do que você possa ter feito antes. Apenas se defina, levante a sua mão e agarre a dEle.

   O Rio de Águas vivas do Senhor está passando. Estenda as suas raízes para Deus e Ele restituirá o tempo perdido, transformando a sua vida, lhe dando esperanças, alvos e lhe mostrando o seu verdadeiro valor. Deus é muito bom!

   Tudo depende exatamente da nossa definição, no nosso livre arbítrio, se seremos prósperos, realizados e frutíferos, ou se nos tornaremos secos, preocupados e sozinhos.

   Deus deseja que estejamos definidos por Ele. A Sua Vontade é nos ver dispostos para servir-Lhe, agradando-O com uma grande fé, dependendo dEle, ouvindo-O e assim comendo o melhor desta terra (Is 1.19).

   Observe os versículos abaixo:

   “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz prosperará” (Sl 1.1-3).

   Note que no primeiro versículo, Davi começa falando que primeiro você ouve conselhos, depois já está detido e preso e por último você já está sentado, acomodado e com prazer no mundo. “Um abismo chama outro abismo” (Sl 42.7). Cuidado, jovem!

   Da mesma forma que, se formos fiéis no pouco com Deus o muito nos será acrescentado, também se formos fiéis no pouco que o diabo nos dá, como conselhos errados e músicas mundanas tocando em nossos aparelhos de som de vez em quando, o muito dele, que é a morte, será acrescentado também (Lc 16.10).

   Não estar em conversas pecaminosas, em festas mundanas, em shows de cantores mundanos onde há prostituição, drogas, lascívia e muito mais atos demoníacos por estar praticando a Palavra de Deus, levará você a ser bem-aventurado, mais do que feliz, não só momentaneamente, mas eternamente.

   Antes de fazer ou seguir um pouco que seja do mundo, prova-lo e fazer algo que você considera besta demais, coloque o seu total prazer na Palavra de Deus e você acelerará rumo aos alvos certos de vida e abundância do Senhor, cumprirá os planos e sonhos dEle para sua vida e será mais do que feliz.

   É interessante como a maioria das pessoas no mundo possui uma idéia errada acerca de nós, filhos de Deus. Elas são enganadas pelo diabo e pensam que nós somos proibidos e presos na igreja para não fazermos o que elas costumam fazer. Claro que não, temos liberdade de escolha, mas não fazemos tais coisas porque já somos preenchidos totalmente por Deus e o nosso prazer está somente no que agrada a Ele.

   Se você sente um pouco de vontade de desfrutar algo que só o mundo oferece ou sente inveja do que outros adolescentes e jovens conhecidos seus que vivem no mundo fazem, é porque você ainda não está totalmente definido por Deus. Então, tire os seus olhos do mundo e os coloque na Palavra, assim, sua vida será completa, você será surpreendido e se arrependerá do tempo que perdeu, porque tinha Esta Palavra e não A comia, mas, não se preocupe, Deus é especialista em restituir os tempos perdidos e em fazer seus filhos felizes.

   Tudo depende do que o satisfaz. Então, com o que você tem satisfeito a sua vida? Com a abundância eterna gerada pelo prazer na Palavra de Deus ou com os momentos passageiros do mundo?