" FOTOGRAFIAS CONSTRUINDO UMA HISTORIA "

04/08/2011 14:31

 

 A importância de uma fotografia....

TIRE FOTOS E COLOQUE-AS EM QUADROS NA SALA

 

 "Uma fotografia pode trazer esperança,

 

gerar novos sonhos e despertar

 

em nós um sentimento

 

maior de gratidão".

 

Como é gostoso sentar no tapete da sala, pegar aqueles álbuns de fotografias e ficar relembrando momentos que marcaram as nossas vidas! Você sabia que fotografias geram memórias positivas na construção da cultura familiar? Você sabia que fotografias nos fazem lembrar aquilo que gera esperança? Que fotografias têm o poder de renovar, através da lembrança, compromissos, votos e sonhos? Como eu gostaria de ter mais fotos de quando eu era pequeno, adolescente e jovem!

Recentemente, na igreja na qual sou pastor, fizemos o culto fúnebre de um irmão que morreu precocemente por causa de um câncer que o acometeu. Um tempo depois da sua morte, a família, filhas, esposa e genro, pegaram algumas fitas VHS e colocaram no videocassete para vê-lo e recordar muitas coisas boas que ele ensinou com a sua vida.

Muitos não têm noção da importância e do valor de um registro histórico, para a família hoje e para a geração futura. Fotografe os momentos importantes da sua família e exponha em lugares estratégicos. Isso contribui para que nunca a família se esqueça de coisas que são importantes para todos. Além de tirar novas fotografias do seu cônjuge, dos filhos, amigos, família, não jogue fora aquelas que você conseguiu guardar até hoje. Cada um de nós está construindo uma história e as fotografias são registros de grande valor.

Você já imaginou se houvesse, nos tempos bíblicos, na época de Moisés, José, Davi, Daniel e até mesmo de Jesus, as máquinas fotográficas, as câmeras que temos hoje? Como seria mais fácil compreender a Bíblia, se tivéssemos imagens, filmes de como era a cultura naquele tempo! Por mais que os homens sejam hábeis em desenhar através de palavras, nunca será igual à imagem fotografada ou filmada.

Daqui a 100 anos, quando muito de nós já não estivermos mais aqui, a nossa história poderá ser contada pelos nossos filhos, netos, bisnetos, a partir desses registros fotográficos. Valorize as fotografias, seja na parede, no porta-retrato, no álbum ou na sua carteira... 

 

O VALOR DE UMA FOTOGRAFIA

 

Fui tentado a te esquecer;

Não consegui, tu estavas lá.

Fui tentado a te perder;

Não consegui, tu estavas lá.

Fui tentado a não te perceber;

Não consegui, tu estavas lá.

 

Tua presença sempre presente,

No quadro, no álbum e na mente

Tornou-se uma imagem eternizada,

Marcando minha vida para sempre...

 

Passei no corredor, na sala e no quarto;

Meus olhos tentaram fugir, mas já estavam presos;

Lembranças vieram, lágrimas brotaram,

Pois a saudade dele, dela, de todos, me provou,

Apertou-me e me mostrou o valor daqueles que foram,

Mas ficaram...

 

Ficaram na memória o que eles deixaram;

Deixaram suas marcas, marcou-nos com generosidade,

Gratidão, amor e santidade.

 

Oh! Benditas imagens,

Imagens daqueles que geramos no

Coração ou no útero... Amigos, companheiros e irmãos,

Tira mais uma, por favor...

 Josué Gonçalves