" APRENDAMOS A RECONHECER OS VERDADEIROS VALORES NESTA VIDA 8 "

11/11/2011 08:52

 

ECLESIASTES 8

 

1 - É UMA COISA extraordinária ser sábio, compreender as coisas, poder analisar e interpretar os fatos da vida. A sabedoria ilumina o rosto do homem e abranda o seu olhar duro.

2 e 3 - Obedeça ao rei como você prometeu fazer. Não viva tentando fugir de seu serviço; mesmo que ele seja muito desagradável. O rei castiga aqueles que desobedecem suas ordens; 4 - As ordens do rei são apoiadas em seu grande poder e ninguém pode dar uma opinião contrária.

5 - Os que obedecerem ao rei não serão castigados. O homem sábio vai achar o tempo e o modo certo de fazer o que ele quer.

6 e 7 - Sim, há um tempo e um modo para cada coisa; embora os problemas do homem sejam um grande peso às suas costas. Como é que ele pode evitar o que nem sabe que vai acontecer?

8 - Ninguém pode se manter vivo para sempre, ninguém pode evitar o dia de sua morte! Nessa batalha não há descanso! E a maldade do homem não vai ajudá-lo a escapar do dia da morte.

9 e10 - Pensei muito sobre o que acontece neste mundo, onde as pessoas têm o poder de prejudicar umas às outras. Vi homens maus serem enterrados e seus amigos, quando voltavam do cemitério já haviam esquecido toda a maldade que aqueles homens haviam feito. E na própria cidade onde tinham cometido tantos crimes, eles eram elogiados. Que coisa mais estranha!

11 - Pelo fato de Deus não castigar imediatamente os pecadores, todo mundo pensa que não há problema em fazer o mal.

12 - Mas, mesmo que um homem cometa o mesmo pecado cem vezes e continue a viver, eu sei muito bem que os que abertamente respeitam a Deus vão acabar em situação muito melhor,

13 - muito diferente dos maus, que não terão uma vida longa e feliz pois os seus dias passarão depressa como sombras, porque não respeitam a Deus.

14 - Há uma coisa muito estranha acontecendo na terra: a Providência parece tratar alguns homens bons como se eles fossem maus e alguns homens maus como se fossem bons. Isso me aflige e perturba!

15 - Decidi então passar a vida me divertindo, porque achei que para o homem não havia nada melhor neste mundo que comer, beber e se alegrar. E em tudo isso há a esperança de que essas coisas boas o acompanhem durante todo o tempo em que ele se esforça no trabalho que Deus deu a todos os homens em toda a terra.

16 e 17 - Procurando a sabedoria, observei tudo o que acontecia em toda a terra ­ uma atividade contínua, dia e noite sem parar. É claro que só Deus pode ver tudo, e até o homem mais sábio do mundo, se disser que sabe de tudo, estará mentindo!