" APRENDAMOS A RECONHECER OS VERDADEIROS VALORES NESTA VIDA 4 "

06/11/2011 10:44

 

ECLESIASTES 4

 

1 - DEPOIS DISSO, eu vi as aflições e tristezas que haviam por toda a terra - as lágrimas dos aflitos, e ninguém para ajudá-los! Mas ao lado das pessoas que castigavam os pobres havia muitos amigos!

2 - Fiquei pensando que os mortos são mais felizes que os vivos.

3 - E achei que o mais feliz de todos era quem não havia nascido e nunca tinha visto toda a maldade e todo o crime que há na terra.

4 - Percebi que o que faz os homens correrem atrás do sucesso é a inveja! Mas isso também é ilusão, é correr atrás do vento.

5 e 6 - O tolo não trabalha e chega a passar fome, mas acha que vale mais a pena ficar à toa e viver apertado do que trabalhar e se cansar, pois isso, no fim das contas, é bobagem, é correr atrás do vento.

7 - Também vi outra tolice, que acontece em todo o mundo.

8 - É o caso daquele homem que vive completamente sozinho, sem filhos ou irmãos ou parentes, mas que vive trabalhando para ajuntar mais dinheiro. Para quem ele vai deixar tudo o que juntou? Por que ele está deixando de aproveitar as coisas boas da vida? Isso não adianta nada e desanima a gente.

9 - Duas pessoas juntas podem lucrar muito mais do que uma sozinha, porque o seu trabalho vai render mais.

10 - Se uma delas cair, a outra a ajuda a levantar-se; mas o homem sozinho, quando cai, está em má situação.

11 - E quando a noite está fria, duas pessoas usando o mesmo cobertor esquentam uma a outra. Mas, uma pessoa sozinha, como vai se esquentar?

12 - Uma pessoa sozinha corre o risco de ser atacada mas duas pessoas juntas podem se defender melhor. E se forem três, melhor ainda; a corda trançada com três fios não arrebenta facilmente.

13 - É melhor ser um jovem pobre mais sábio que um rei velho e tolo, que não aceita conselhos.

14 - Um rapaz assim poderia até vir de uma prisão e atingir o sucesso. Poderia chegar a ser rei, mesmo que fosse de família pobre.

15 - Todos desejam ajudar um jovem assim; podem ajudá-lo até a tomar o poder.

16 - Ele pode se tornar o líder de milhões de pessoas, pode ser muito popular. Mas quando ficar velho, os que forem jovens não vão aceitá-lo como rei. Esta é outra tolice, é correr atrás do vento.