" APRENDAMOS A RECONHECER OS VERDADEIROS VALORES NESTA VIDA 1 "

03/11/2011 08:38

 

Eclesiastes

 

CAPITULO 1

1 - O AUTOR DESTE livro é Salomão, rei de Jerusalém, filho do rei Davi, "O Professor".

2 - Na minha opinião, não há nada que valha a pena neste mundo. Tudo é ilusão.

3 a 7 - Qual é a vantagem que o homem consegue com todo o seu trabalho neste mundo? Gente nasce e morre, nasce e morre mas nada muda. O sol nasce e se põe e volta a nascer. O vento sopra para o sul e para o norte, vai e vem, sopra aqui e ali, sem chegar a lugar algum. Os rios correm para o mar, mas o mar nunca fica cheio. A água volta para os rios e corre outra vez para o mar.

8 a 11 - A vida é uma canseira, nem dá para contar! Mesmo que vejamos tudo que existe, não ficamos satisfeitos; podemos ouvir todos os sons mas nem assim ficamos contentes. A História sempre se repete. Não há nada verdadeiramente novo no mundo. Tudo já foi dito ou feito antes. Você pode mostrar alguma coisa nova? Como é que você sabe que isso não existiu há muito tempo? Não podemos nos lembrar do que aconteceu no passado e daqui a algum tempo ninguém vai se lembrar do que nós fizemos.

12 a 15 - Eu, o Professor, fui rei de Israel e morei em Jerusalém. Eu me esforcei para aprender bem tudo o que existe no universo. Descobri que Deus sobrecarregou o homem com trabalhos pesados. A vida é uma ilusão, é correr atrás do vento. O que está errado não pode ser consertado, são águas passadas e não adianta ficar pensando no que poderia ter acontecido.

16 a 18 - Disse então para mim mesmo: "Bem, eu sou muito mais estudado que todos os reis que meu pais já teve. Sou mais sábio e experiente e conheço mais sobre qualquer assunto". Por isso me esforcei bastante para ser sábio em vez de tolo - mas agora vejo que isso também era correr atrás do vento porque quanto mais eu aprendia, mais aflito ficava. Quem aumenta seus conhecimentos só aumenta sua tristeza.