"GRAÇA E DISCIPLINA"

28/06/2011 13:44

 

Graça e disciplina


Leia: Judas 1-4, 17-25 

Algumas pessoas vêem a dádiva da graça de Deus como uma "licença" para pecar. Em seu poema "Por enquanto", W.H. Auden escreve que "todo vigarista argumentará: `eu gosto de cometer crimes; Deus gosta de perdoá-los. Realmente o mundo é muito bem organizado´". Judas escreve para uma igreja com problemas. Uma epidemia estava se espalhando e logo toda a igreja estaria fatalmente doente. Algumas correntes de ensinamento doentio foram constatadas. As pessoas (1) estavam usando a graça como desculpa para fazerem o que bem quisessem; (2) rejeitando autoridades instituídas por Deus; e (3) destruindo a comunhão na igreja. 

Às vezes, as pessoas machucam a igreja por dentro ( lembre-se de que você é a igreja de Cristo - [1 Cor. 3:17]). Como um vírus que deteriora o corpo humano ou destrói arquivos do computador, um membro problemático na igreja pode causar um grande estrago. A disciplina divina faz parte da graça. Nada vem sem determinaçaõ e vontade. Mas a disciplina não deve ser usada como poder. A solução não é parar com a disciplina. A solução é fazê-la direito. Toda igreja tem um vírus uma hora ou outra. A disciplina é a vacina, o anticorpo de Deus. 

Pense:
A disciplina é também parte da graça. Pois está escrito: E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por Ele, fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama a açoita a qualquer que recebe como filho.

Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o Pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos ( Hb 12:5 - 8).

Medita também em: Hb 3: 12 a 19

Postado por Elio Loiola