" VIVENDO NA PLENITUDE DA SABEDORIA DIVINA DIA APÓS DIA PARA NÃO PERDER A HERANÇA DE CRISTO 29 "

31/10/2011 07:22

 

PROVÉRBIOS 29

 

1 - O HOMEM QUE é corrigido muitas vezes e não muda seu comportamento errado, será derrubado violentamente, de repente, e não haverá recuperação para ele.

2 - Quando o governo é formado de homens justos e honestos o povo vive feliz, mas quando os líderes de uma nação são maus e desonestos o povo chora de tristeza.

3 - Um jovem ajuizado deixa seu pai feliz mas o jovem que vive correndo atrás de prostitutas joga na lama o nome e as riquezas da família.

4 - Um rei justo e honesto ajuda seu pais a crescer e viver em paz; o rei que quer ficar rico às custas do povo acaba destruindo sua nação.

5 - Quem faz elogios falsos a seu amigo está cavando uma sepultura para ele.

6 - O pecado do homem mau é uma cova funda no caminho dos outros homens, mas quem anda pelo caminho de Deus está seguro e canta de alegria.

7 - O homem justo se preocupa em saber as necessidades e direitos dos pobres mas o perverso não se importa com essas coisas.

8 - Os irresponsáveis armam confusões por toda parte, mas os sábios procuram ajudar os outros a viver em paz.

9 - Discutir com um tolo irresponsável não adianta nada! O resultado é sempre o mesmo: ou ele fica furioso ou zomba do que você diz.

10 - Os homens violentos odeiam o homem sincero e bondoso, mas os justos procuram proteger a vida desse homem que é um exemplo para eles.

11 - O irresponsável explode em grito! quando está furioso; o homem de bom senso controla seus nervos e suas reações.

12 - Quando um rei acredita em homens mentirosos, todos os ministros e oficiais usarão a mentira para agradar o rei e subir no governo.

13 - Numa coisa ricos e pobres são iguais; a luz que ilumina a ambos foi dada por Deus.

14 - Um rei que não despreza os pobres para dar vantagens aos ricos ficará muito tempo no trono.

15 - A criança que é corrigida com umas palmadas aprenderá a se comportar direito. A criança que sempre faz o que quer faz seus pais passarem vergonha em público.

16 - Quando as autoridades são mentirosas e desonestas o povo também será mentiroso e desonesto.

17 - Castigue seu filho quando for necessário e você sempre terá uma vida tranqüila e feliz.

18 - Quando não se pode contar ao povo os mandamentos de Deus, a sociedade vai de mal a pior; quando o povo obedece a lei de Deus, o país progride e vive feliz.

19 - Para corrigir o rebelde, você precisa algo mais do que simples palavras, porque ele não leva o que você diz a sério.

20 - Há mais esperança na vida para um irresponsável do que para um homem que fala sem pensar no que diz.

21 - Se você dá muitas vantagens a um empregado, depois de algum tempo ele vai querer ser tratado como um filho, com direito à herança.

22 - O homem de gênio violento provoca brigas por toda parte e comete pecados a torto e a direito.

23 - O homem é derrubado pelo seu orgulho; para subir na vida é preciso ser humilde.

24 - O homem que esconde um ladrão das autoridades está fazendo mal a si mesmo; acabará sendo condenado ao mesmo castigo que o ladrão!

25 - Quem tem medo das reações dos homens faz planos mentirosos para escapar; quem confia em Deus vive tranqüilo pois sabe que está bem protegido.

26 - Você quer ajuda para vencer na vida? Não vá pedir favores às autoridades! Peça a Deus ajudar você a ser justo.

27 - Os justos odeiam a maldade dos perversos. Os perversos odeiam a justiça dos justos.