" VIVENDO NA PLENITUDE DA SABEDORIA DIVINA DIA APÓS DIA PARA NÃO PERDER A HERANÇA DE CRISTO 26 "

28/10/2011 09:45

 

PROVÉRBIOS 26

 

1 - A HONRA NÃO COMBINA com o homem irresponsável da mesma maneira que a neve não combina com o verão e a chuva forte não combina com a época da colheita.

2 - Uma praga rogada sem motivo nunca se cumprirá; fará tanto mal quanto um passarinho que voa, uma andorinha passando pelo céu.

3 - Para ensinar um cavalo é preciso um chicote; para ensinar um burro é preciso um freio; para ensinar um homem irresponsável é preciso uma boa surra de vez em quando.

4 - Não tente usar argumentos com o tolo; você acabaria agindo como um tolo também!

5 - Mostre ao tolo que ele não passa de um bobo, dando respostas absurdas às perguntas que ele faz; é isso que ele merece!

6 - Dar a um tolo a responsabilidade de levar mensagens importantes faz tanto mal quanto cortar os próprios pés.

7 - Um provérbio dito por um tolo não tem o menor valor; é como as pernas paralisadas de um aleijado.

8 - Dar honra a uma pessoa irresponsável é como jogar pedras preciosas num monte de lixo.

9 - Um provérbio dito por uma pessoa irresponsável é como um ramo de roseira na mão de um bêbado; os espinhos machucam tanto que não se aproveita o perfume da rosa.

10 - Um homem que dá emprego a irresponsáveis e criminosos prejudica toda a sociedade.

11 - O irresponsável sempre repete seus erros, como um cachorro que volta a comer a comida que vomitou.

12 - Você conhece alguém que se considera muito sábio e inteligente? O irresponsável tem mais esperança de vencer na vida do que ele!

13 - O preguiçoso inventa as desculpas mais idiotas para não ir trabalhar; "pode haver um leão faminto nas ruas", diz ele.

14 - Por isso, ele fica virando de um lado para o outro na cama, como uma porta que abre e fecha sem parar.

15 - Ele está sempre tão cansado que tem até preguiça de comer.

16 - Apesar de todos esses defeitos, ele se considera o homem mais sábio e inteligente deste mundo.

17 - Dar opinião em problemas de outras pessoas sem que elas tenham pedido, é loucura; é como puxar as orelhas de um cachorro bravo.

18 e 19 - Um homem que mente para seu amigo e depois diz, "Não ligue! Era só uma brincadeira!", é tão perigoso quanto um louco levando uma arma e dando tiros para todo lado.

20 - Uma fogueira se apaga quando acaba a lenha; da mesma maneira, as brigas acabam quando o brigão e implicante é separado do grupo.

21 - O homem brigão e implicante provoca discussões e brigas como um fósforo começa uma fogueira.

22 - Boatos e "fofocas" são o prato preferido de muita gente. Certas pessoas sempre querem um pouco mais, estão sempre com fome!

23 - Como uma tinta prateada pode cobrir um vaso feito de barro comum, palavras amigas podem disfarçar um coração cheio de más intenções.

24 e 26 - Cuidado com o homem que fala muito delicadamente e promete grandes favores! No fundo de seu coração ele odeia você e acabará mostrando suas más intenções, apesar de suas belas mentiras.

27 - Quem prepara armadilhas para outras pessoas acabará caindo nelas. Quem empurra uma pedra pesada para destruir outra pessoa será esmagado por essa mesma pedra.

28 - Quem odeia outra pessoa mente para ela e quem deseja destruir alguém faz elogios mentirosos a ele.