" VIVENDO NA PLENITUDE DA SABEDORIA DIVINA DIA APÓS DIA PARA NÃO PERDER A HERANÇA DE CRISTO 13 "

15/10/2011 12:31

 

Provérbios 13

 

1 - UM JOVEM SÁBIO segue os conselhos de seu pai; o jovem tolo zomba e faz pouco caso da correção de seu pai.

2 - O justo consegue muitos benefícios porque sempre fala a verdade mas o perverso mostra com suas palavras que seu coração está carregado de violência e maldade.

3 - Quem toma cuidado com suas palavras protege sua própria alma porque quem vive falando tudo que pensa acaba arruinando sua própria vida.

4 - O preguiçoso sonha e sonha mas nunca consegue nada; por outro lado, a pessoa esforçada e trabalhadora realiza todos os seus sonhos.

5 - O homem justo detesta a mentira; o perverso mente a toda hora e acaba passando vergonha.

6 - A justiça protege o homem que procura fazer o bem mas o pecador é derrubado pelos seus próprios pecados.

7 - Muita gente finge ser rica sem possuir coisa alguma; por outro lado, há muita gente rica fíngindo ser pobre.

8 - O rico corre sempre o perigo de ser raptado por bandidos, por causa de seu dinheiro. O pobre, porém, não precisa ter medo dessas coisas.

9 - A vida dos justos é cheia de luz e esperança mas o caminho dos perversos é negro como a noite mais escura.

10 - Brigas e discussões são provocadas pelo orgulho; as pessoas humildes aceitam conselhos e se tornam mais sábias.

11 - O dinheiro que vem facilmente vai-se embora depressa; o dinheiro ganho com o suor do rosto acaba rendendo juros.

12 - Um sonho que nunca se torna realidade acaba enchendo o coração de tristeza mas quando nossos planos se cumprem à vida ganha maior alegria e significado.

13 - Despreze a Palavra de Deus e você sofrerá os castigos que ela promete; obedeça a Palavra de Deus e receberá as recompensas prometidas.

14 - Os conselhos do sábio renovam a vida de quem ouve e ajudam a escapar dos perigos mortais que se encontram no mundo.

15 - O homem de bom senso sempre consegue muitos amigos mas a vida do rebelde é um caminho difícil e cheio de perigos.

16 - O homem de bom senso sempre age com sabedoria mas quem despreza a Deus mostra a todos como é tolo e sem compreensão da vida.

17 - Um mensageiro que não dá a mensagem certa provoca muitos mal-entendidos mas o mensageiro cuidadoso ajuda outros a viver.

18 - A pessoa que se revolta contra o ensino e a correção acabará pobre e envergonhado; quem dá valor ao ensino e segue as instruções receberá honra.

19 - Os planos que se realizam trazem grande alegria ao coração. Por isso, os perversos nunca querem deixar de lado seus planos malvados.

20 - Procure a companhia dos sábios e assim você se tornará sábio também; mas se você está sempre junto de pessoas irresponsáveis e tolas, acabará sendo mau como elas.

21 - A tristeza segue de perto os pecadores mas os justos sempre recebem a recompensa da felicidade.

22 - Quando o homem honesto e decente morre deixa herança até para seus netos; quando o pecador morre, suas riquezas são guardadas para os justos.

23 - A terra dos pobres pode produzir muitos frutos mas isso será desperdiçado se eles não levarem uma vida justa e decente.

24 - O pai que não castiga seu filho quando é preciso, mostra que não tem amor por ele. Um pai que ame seu filho de verdade, desde cedo dará o castigo apropria­do.

25 - O justo sempre tem o alimento de que precisa para não passar fome; o perverso acaba passando fome por querer mais do que realmente precisa.