" OLHOS, ATITUDES E PENSAMENTOS ALTIVOS É A CAUSA DE NOSSA DESTRUIÇÃO INTERIOR E EM SEGUIDA EXTERIOR " - Quinta-feira

19/10/2011 15:30

 

ALEGRIA E ORGULHO


Pois nós não temos... confiança alguma na carne...
Filipenses 3:3

Muitas companhias aéreas recompensam os seus passageiros que voam com frequência com passagens grátis, promoção para primeira classe, tratamento especial. Essas coisas podem produzir um certo orgulho nas pessoas. Assentos confortáveis e tratamento especial não faz de ninguém uma pessoa de “primeira classe”.

A Bíblia considera o orgulho algo maligno porque ele cria “desgraça” (Provérbios 11:2). Ele superestima a importância pessoal e deprecia o valor dos outros. Ao invés de viver pela graça que tem o seu prazer tanto no rico como no pobre, inteligente e deficientes de aprendizado, executivos e desempregados, o orgulho ignora o caráter de Deus, coloca a graça de lado e aceita um estatus de “primeira classe” que diz: “Eu sou melhor que os outros”. 

Paulo combateu a tentação de ser orgulhoso. Ele pertencia a um povo especial, escolhido por Deus, de uma classe especial de pessoas em Israel, e de uma família zelosa e devota. Mas ele considerou tudo isso como “lixo”. Por que? Porque “confiança na carne” somente criaria tensão, divisão, brigas e, por fim, ódio. O orgulho destrói o dom da alegria.

Somente em humilde gratidão a alegria se sustenta.

 

ORE


Querido Senhor, pelo teu Espírito Santo ajuda-nos a resistir o pecado fatal do orgulho. Ajude-me a fixar meus olhos em Jesus, o único que trás dignidade, valor, e alegria à minha vida. Em nome dele oramos. Amém.

 

PENSE


O orgulho destrói o dom da alegria.