" NÃO LEVE NA BRINCADEIRA COISAS QUE GERAM CONSEQUÊNCIAS SÉRIAS "

13/09/2011 14:19

 

Consequências da aventura com o pecado


Especialmente para jovens

Texto: Lucas 15:11-24

Introdução

Quem aqui gosta de aventuras? Contem-nos aqui experiências de algumas aventuras que vocês já fizeram. Há aventuras sadias? Há aventuras que o jovem cristão pode fazer? O texto que lemos nos fala sobre um jovem, um jovem aventureiro, mas que teve aventuras associadas com o pecado, e ele não foi feliz, não se deu bem, vieram sobre ele sérias conseqüências. O que podemos aprender diante da experiência desse jovem:

1- Nós não podemos deixar o nosso lar e prejudicar a nossa família por qualquer aventura. Toda ação, decisão e aventura que podem prejudicar a nossa família, que podem trazer danos e conseqüências para minha casa e que iriam gerar preocupação aos meus pais ou fazê-los sofrer, eu preciso evitar. Quantas pais desgostosos da vida há por certas aventuras nocivas dos seus filhos. Seja benção para sua família!

2- Toda aventura que você pensar em fazer, pergunte-se: isso vai me aproximar de Deus ou me afastará mais Dele? O mundo, a carne e o diabo tem colocado muitas coisas, alternativas e aventuras diante dos jovens para escravizá-los e para afastá-los de Deus. Lembre-se: você pode curtir a vida de uma maneira saudável, correta e na presença de Deus.

3- Há aventuras que podem te levar ao fundo do poço. Aquele jovem se rebaixou ao máximo. Ele perdeu sua dignidade e sua moral. Literalmente estava no chiqueiro. Quantas jovens que se aventuraram nos vícios, num baseado, nas drogas, no álcool e na prostituição, e hoje estão lá embaixo, no fundo do poço. Lembre-se: a chegada ao fundo do poço não é instantânea, é passo a passo, sutil, é através de um ato, de um trago, de um gole, de uma experiência.

4- Há aventuras que te levam a perder as melhores coisas. O texto nos diz que o jovem gastou tudo, desperdiçou tudo. Ele ficou só. As aventuras com o pecado roubam o que você tem de melhor, a Bíblia nos diz que o diabo veio para matar, roubar e destruir. Deus te deu a vida, não a destrua com o pecado, cuide bem dela. E a melhor coisa que Ele projetou para você é a vida eterna.

Conclusão: As aventuras com o pecado são, ilusórias e traiçoeiras, levando ao caos e à miséria. Vigie cada passo seu. Curta a vida com Cristo e ande na rota de Deus.

Lembre-se: se alguma aventura te afastou de Deus e da tua família, faça como aquele jovem, levante-se e volte para um novo começo.