" BUSQUE OS DONS AO QUAL VOCÊ PODERÁ SERVIR COM O VERDADEIRO AMOR AO PRÓXIMO " - Sexta-feira

15/09/2011 10:24

 

 A busca dos dons


Leia: 1 Pedro 1:3-9 

Os dons não são dados por merecimento ou prêmio por causa de uma vida mais santa; eles são distribuídos soberanamente pelo Espírito Santo. (1 Coríntios 12:11) Assim é muito estranho quando alguém insiste em receber, por exemplo, o "dom de línguas". Há uma certa ansiedade: "Eu quero esse dom"; "Estou buscando esse dom com jejuns e orações". Segundo a Bíblia, nem todos têm o dom de falar em línguas (1 Coríntios 12:30).
 

Por que, então, tanta gente fica atrás desse dom? Outra questão: por que não encontramos pessoas buscando com fervor o dom de servir? "Procurai com zelo os melhores dons." A tradução poderia ser: "Zelai pelos melhores dons", ou seja, primeiro, os dons já estão presentes, é preciso uma ação continuada de vigilância, ensino, estímulo, cuidado, para que os melhores dons se manifestem na vida da igreja. Segundo, Paulo está se dirigindo à Igreja e não ao indivíduo. Ele não está dizendo para uma pessoa se esforçar, orar, insistir com Deus, para ser "agraciado" com um certo dom. Sua ordem é para que a Igreja trabalhe e propicie, como Igreja, a manifestação dos dons.
 

Terceiro, há dons melhores que outros, e, curiosamente, os dons geralmente mais buscados, de curas, sinais e línguas, aparecem por último nas listas do apóstolo Paulo.
 

Pense:
Os dons não são dados por merecimento ou prêmio por causa de uma vida mais santa.
 

Ore:
Chega, Senhor, de perguntar o que devo fazer. Sei das necessidades ao meu redor e quero colocar em uso os dons espirituais que há em mim. Quero servir em teu nome, na força do teu Espírito. Amém.